19 de mai. de 2019

Espaço: Acordo de cooperação traz eficiência e agilidade a projetos da AEB



Acordo de cooperação técnica vai desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos na área espacial

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, assinou na última segunda-feira (13.05), um acordo de cooperação técnica com o Project Management Institute (PMI), do Distrito Federal, para desenvolver a cultura de gestão e gerenciamento de projetos nas áreas de satélites, veículos lançadores e segmentos de solo do Programa Espacial Brasileiro.

O acordo de cooperação, assinado pelo presidente da AEB e pela diretora do PMI Nathália Tatagiba, é fruto de uma iniciativa da nova direção, que tenta cumprir com eficiência a missão da Agência de promover atividades espaciais de interesse nacional, às quais visam beneficiar a sociedade brasileira.

“A expectativa é que esse acordo estabeleça maior controle nos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa Espacial Brasileiro. A ideia é uniformizar os contratos, aculturar a Agência nesse novo modelo, e principalmente trazer agilidade e eficiência no acompanhamento dos projetos, seguindo a tendência dos demais órgãos governamentais”, afirmou o diretor Paulo Braga Barros, da Diretoria de Satélites, Aplicações de Desenvolvimento.

Entre as iniciativas previstas no acordo de cooperação estão o desenvolvimento de estudos e pesquisas, capacitação e treinamento de recursos humanos, seguindo as boas práticas do PMI, por meio da realização de eventos técnicos em gerenciamento de projetos como palestras técnicas, treinamentos e discussões sobre o tema proposto.

A reunião contou também com a presença da chefe de gabinete da AEB, Letícia Vilani Morosino do coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da AEB, Rodrigo Leonardi, e dos diretores do PMI, Thiago Chaves Oliveira e Alencar de Paula Libânio.

O PMI é uma organização sem fins lucrativos, com sede na Pennsylvania (EUA) e tem como propósito normatizar e desenvolver a gerência de projetos em todo o mundo. Hoje a organização auxilia o Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), no desenvolvimento de projetos ligados à ciência, tecnologia e inovação no setor público, os quais buscam produzir conhecimento, gerar riquezas e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Agência Espacial Brasileira (AEB)

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável em formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.