26 de set. de 2019

Prosub: Submarino ‘Riachuelo’ se prepara para início dos testes de mar


Guilherme Wiltgen - Previsto inicialmente para começar os testes de mar em agosto, o Submarino Riachuelo (S 40) está nos preparativos finais para início dos testes, que devem começar em breve. Primeiro de quatro submarinos convencionais de ataque da classe Scorpène, ordenados pela Marinha do Brasil dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) junto ao grupo francês Naval Group.

O novo submarino brasileiro realizará  testes iniciais de cais, e de diversos sistemas, até a sua primeira saída ao mar, quando também serão testados os sistemas de propulsão, navegação, de comunicação entre  muitos outros.

Em um estágio mais avançado dos testes de mar, também estão previstos o lançamento do torpedo pesado F21, fabricado pelo Naval Group, e de um mock-up do míssil antinavio Exocet SM39 Block 2 Mod 2, fabricado pela MBDA.

O Submarino Riachuelo foi lançado ao mar no dia 14 de dezembro de 2018, durante uma cerimônia realizada no Complexo Naval de Itaguaí.

Os testes de mar estão programados para durarem até o primeiro semestre do ano que vem e o seu comissionamento previsto para outubro.

Segundo o cronograma da Marinha, o Humaitá (S 41) tem previsão de ser lançado ao mar em 2020, seguido do Tonelero (S 42) em 2021 e do Angostura (S 43) em 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.