30 de nov. de 2019

CVT-Espacial comemora conquistas alcançadas em dois anos de atividades


O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, autoridades civis e militares, estudantes e professores reuniram-se na última quarta-feira (27.11) para comemorar o 2º aniversário do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT – Espacial). Além das comemorações, foram entregues os certificados às duas equipes vencedoras da 1ª Feira Virtual de Ciências do CVT, que tiveram a oportunidade de participar do Dia Espacial no CVT e apresentar os trabalhos premiados. O CVT está instalado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Ao cumprimentar as equipes vencedoras, Carlos Moura ressaltou a importância da participação dos estudantes em experiências da magnitude da Feira Virtual. “Eventos como este permitem às escolas públicas com escassez de recursos e de material a desenvolver experimentos, fixar conceitos e até mesmo despertar vocações. Educação é tudo, são essas mentes brilhantes que vão fazer o nosso País muito melhor”, afirmou o presidente.

Segundo o coordenador da Unidade Regional de Natal (RN), Marco Antônio Rezende, o segundo ano de atividade do CVT-Espacial superou as expectativas, isso em razão de as atividades educacionais na área espacial serem expandidas e alcançarem um público diversificado, e maior do que o esperado para todo o ano.

“Hoje, o CVT também é uma plataforma de divulgação do Programa Espacial Brasileiro, dos conceitos e aplicações espaciais. Em 2019, o CVT foi palco de grandes eventos, voltados para a área espacial no Brasil, como as duas edições do workshop do programa Globe no Brasil, a Olimpíada de Desenvolvimento Espacial (ODE), o Hackathon Aeroespacial e a entrega dos certificados aos vencedores da 1ª Feira Virtual de Ciências”, destacou Rezende.

CVT – Espacial

O CVT-Espacial é o primeiro espaço multidisciplinar voltado para atividades tecnológicas e educacionais na área espacial. Idealizado pela AEB, no Centro é possível aprender, por meio de atividades interativas, a simular missões espaciais e entender os princípios fundamentais da ciência.

Inaugurado em 13 de novembro de 2017, o CVT-Espacial já proporcionou experiências científicas para diversas escolas de ensino público dos níveis fundamental e médio de diversos municípios do Rio Grande do Norte, como Parnamirim, São José de Mipibu, Canguaretama, e de outros estados, como Ceará Paraíba e Pernambuco. O CVT está proporcionando mudanças na vida de milhares de estudantes. Em 2019 foram recebidos cerca de 3 mil alunos e 165 professores, de escolas públicas e particulares, além de alunos do ensino superior.

O CVT contribui com a expansão da ciência no Brasil e com o futuro do setor espacial, tem como objetivo despertar vocações, incentivar os estudantes a seguirem carreira na área espacial e entender que trabalhar com essas atividades é uma oportunidade que está ao alcance de todos.

AEB

É uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.


Coordenação de Comunicação Social – CCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.