27 de jul. de 2020

AEB se reúne com representantes da indústria catarinense para debater oportunidades no setor espacial brasileiro


A agenda de visitas foi realizada em conjunto com o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, deputado Daniel Freitas

A Agência Espacial Brasileira (AEB), uma autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizou uma visita ao estado de Santa Catarina, na última semana, para debater sobre o potencial das indústrias catarinenses no setor espacial brasileiro. Quem representou a AEB durante as visitas foi o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos, Cristiano Augusto Trein, junto ao presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB), deputado Daniel Freitas.

A primeira reunião, na última quinta-feira (25.06), foi na Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para discutir as formas de cooperação e desenvolvimento de tecnologias do setor espacial, foram convidados professores, pesquisadores e representantes do Centro de Convergência de Santa Catarina em Tecnologia Aeroespacial (SC2C.Aero).

Entre os participantes, estavam o professor Amir Antônio Martins de Oliveira Jr, membro do Comitê Executivo do SC2C.Aero, Eduardo Rezende, gerente de Desenvolvimento de Negócios, e Monike Corleone, Head Administrative, ambos do SC2C.Aero. Participou, também, Manuel Steidle, diretor de Tecnologia da CERTI.

Após essa visita, Cristiano Trein e o deputado Daniel Freitas se reuniram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e com o diretor de Inovação e Competitividade, José Eduardo Fiates.

De acordo com Trein, a reunião foi muito positiva, e ampliou as possibilidades que surgiram a partir do Webinar sobre oportunidades do setor espacial para o agronegócio. O Webinar foi realizado em parceria entre AEB e FIESC no último dia 8 de junho. A expectativa é de que até o final do ano sejam realizados novos eventos em parceria, que culminarão com um de maior porte, na sede da FIESC, em Florianópolis-SC.

No segundo dia da missão, a visita foi ao Centro Tecnológico SATC, em Criciúma-SC, onde foram apresentados projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e estudos em andamento, além, dos laboratórios que desenvolvem as pesquisas.

Segundo Trein, “é sempre bom ver que existem outras fronteiras de desenvolvimento tecnológico no país, que podem atuar no setor espacial. O estado de Santa Catarina está pronto para atuar no mercado espacial com oferta de bens e produtos. Percebemos e reforçamos o interesse de que Santa Catarina se estabeleça, cada vez mais como referência, no mercado de tecnologias espaciais”, afirma o diretor da AEB.

As visitas resultaram em novas possibilidades. A ideia é que a AEB retorne ao estado de Santa Catarina para prospectar oportunidades junto ao segmento industrial catarinenses, voltadas ao Programa Espacial Brasileiro. Não apenas como fornecedoras, mas também, como parte do desenvolvimento de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.