6 de out. de 2020

Saab diz que desenvolvimento do Gripen F para FAB está progredindo bem

O jato de combate Gripen NG (biplace) da fabricante sueca Saab voa no dia 11 de outubro de 2012 durante uma demonstração de voo da Força Aérea Suíça sobre Axalp, em Bernese Oberland. (Foto: AFP / FABRICE COFFRINI)

Fernando Valduga - O desenvolvimento do Gripen F avançou para uma nova fase com o primeiro corte de metal em março deste ano. Não apenas o evento deu início à produção do Gripen F, mas também foi um marco importante no programa brasileiro do Gripen, tanto para a Saab quanto para os parceiros brasileiros envolvidos.

“Há uma gama de atividades e cooperação – desde a fabricação de detalhes, desenvolvimento de sistema e teste de voo a projetos de pesquisa que envolvem a academia de defesa brasileira. O desenvolvimento do Gripen F também faz parte dessa cooperação”, disse Eva Söderström, chefe da Saab Industrial Cooperação, durante um webinar do Gripen realizado recentemente com os principais jornalistas de defesa da Índia.

O programa de desenvolvimento conjunto do Gripen F é entre a Saab e empresas parceiras brasileiras, como Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech. São cerca de 400 engenheiros da GDDN (Grupo de Design e Desenvolvimento do Gripen), na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, Brasil, que atualmente trabalham no desenvolvimento do Gripen F. O GDDN foi estabelecido em 2016 com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do Gripen E/F no Brasil, criando oportunidades de trabalho de alta tecnologia, transferindo capacidades e gerando um negócio de exportação de longo prazo.

Corte da primeira peça de metal do Gripen F da FAB

“Por meio do GDDN, o Programa Gripen Brasileiro proporcionará autonomia significativa à Força Aérea Brasileira, incluindo suporte logístico e integração de armas e sistemas, e manutenção para os Gripen E e F, consolidando assim uma grande melhoria nas capacidades da FAB para o desenvolvimento de aeronaves”, acrescentou Eva Söderström.

Em 2014, a Saab foi contratada para entregar 36 caças Gripen ao Brasil, dos quais 28 serão Gripen E e os 8 restantes serão caças Gripen F que compartilham o mesmo design avançado e características do Gripen E, mas terão assento, exibe e controles para um segundo membro da tripulação também.

A entrega dos caças Gripen F está prevista para começar a partir de 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.