O Gripen atualmente está sediado na unidade da Embraer de Gavião Peixoto (SP), de onde partiu para Brasília. Após as comemorações em Brasília, o jato deve retornar para Gavião Peixoto.
Em Gavião Peixoto o jato participa do programa de ensaios no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center). A grande novidade das instalações é que elas estão totalmente integradas ao programa de ensaios que já está em andamento na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017.
As atividades no Brasil incluem testes nos sistemas de controle de voo e de climatização, assim como testes na aeronave em condições climáticas tropicais. Além dos ensaios que são comuns às aeronaves do Programa Gripen E, serão testados no Brasil características únicas das aeronaves brasileiras, como integração de armamentos e o sistema de comunicação Link BR2 – que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.
O caça chegou ao Brasil no dia 22 de setembro. Voou pela primeira vez no Brasil no dia 24 de setembro, partindo do Aeroporto em Navegantes (SC). No dia 7 de outubro ele fez um procedimento de aproximação na Academia da Força Aérea, em Pirassununga.
Os primeiros caças serão entregues à Força Aérea Brasileira, na Ala 2, em Anápolis (GO), a partir do final de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.