As duas companhias irão cooperar na pesquisa de modelos operacionais para soluções de infraestrutura de carregamento necessárias para permitir que aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) comecem a operar.
Alguns dos assuntos cobertos pela pesquisa colaborativa serão a evolução da tecnologia de baterias e sistemas de carregamento, gerenciamento de pontos de carregamento e sistemas de pagamento. Juntas, as empresas irão avaliar o desenvolvimento de uma infraestrutura energética de UAM viável após os resultados da análise.
“A inovação é um dos pilares da EDP e é um tema que recebe nossa atenção de forma permanente. Acreditamos que um futuro de baixo carbono passa necessariamente pelo desenvolvimento da mobilidade elétrica, seja ela terrestre ou aérea. É por isso que assinamos este memorando com a Eve, para estudar possíveis formas de participar e contribuir para esse futuro visionário dos eVTOLs, particularmente nos aspectos relacionados ao nosso negócio, que são as soluções de energia e infraestrutura de carregamento”, destaca Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.
“Nossa colaboração com a EDP é um importante passo para o desenvolvimento da Eve enquanto trabalhamos para trazer nosso eVTOL de emissão zero ao mercado. A análise de energia e as soluções de infraestrutura são extremamente importantes para contribuir para a redução de carbono e garantir que estamos cumprindo as metas do setor. Para nós, na Eve, este é o próximo passo na preparação do ecossistema de UAM para o futuro do voo urbano”, disse Andre Stein, presidente & CEO da Eve.
O Know-how da EDP no desenvolvimento de soluções de mobilidade
A EDP tem o compromisso global de eletrificar 100% de sua frota até 2030 e desenvolver novos produtos e soluções comerciais para promover a descarbonização. A empresa possui mais de 1.500 estações elétricas em todo o mundo. Sua expansão no Brasil e a expertise da Eve contribuem para a implementação de soluções abrangentes de carregamento em UAM para apoiar futuros veículos e sistemas para todos os participantes desse mercado.
Essa parceria será desenvolvida por meio das equipes de Inovação da Eve e da EDP, em conjunto com sua unidade de investimento em capital de risco no Brasil, a EDP Ventures Brasil. As soluções a serem pesquisadas incluem a tecnologia e equipamentos para carregamento de eVTOLs em vertiportos, requisitos e disponibilidade de energia, infraestrutura em estações de carregamento, gestão de cargas e formatos de negócios, gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de gerenciamento e controle de voo. Isso segue o anúncio anterior da colaboração da Embraer e da EDP no demonstrador elétrico de asa fixa, em 2020, que ainda está em andamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.