21 de jul. de 2021

Avião da Força Aérea Nigeriana é abatido

Em Abril de 2021, o Grupo Boko Haran alegou ter abatido um Alpha Jet da Força Aérea Nigeriana. O governo nigeriano negou

Diego Alves  - Um avião de caça da Força Aérea Nigeriana foi abatido por integrantes de um grupo armado no estado de Zamfara, no norte da Nigéria, declarou a Força Aérea nesta segunda-feira, acrescentando que o piloto havia ejetado em segurança e evitado a captura.

O piloto havia encerrado uma operação contra grupos que dominam a região quando ficou sob fogo intenso, disse a Força Aérea Nigeriana.

“O tenente  Abayomi Dairo ejetou e usou “instintos de sobrevivência” para evitar a captura e encontrar abrigo, antes de se juntar a seus companheiros.”

O ataque aconteceu na fronteira dos estados de Zamfara e Kaduna do norte do país.

Gangues armadas – conhecidas localmente como “bandits” – foram responsabilizadas por uma série de sequestros recentes no norte e noroeste da Nigéria.

Alunos e crianças em idade escolar são os mais visados ??- mais de 1.000 foram sequestrados desde dezembro. A maioria já foi libertada, supostamente após o pagamento dos resgates, mas alguns foram mortos.

O Tenente Abayomi Dairo é cumprimentado pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Marechal da Aeronáutica Oladayo Amao após ejeção e fuga bem sucedida

Nos últimos dias, o presidente Muhammadu Buhari ordenou que os militares façam tudo o que for preciso para expulsar os criminosos nos estados de Katsina, Zamfara e Kaduna.

A Força Aérea Nigeriana disse que montou operações aéreas diurnas e noturnas contra os “bandits” em colaboração com as forças terrestres. Foi em uma das operações que o caça foi abatido.

“Por meio dessas operações aéreas intensas, centenas de criminosos foram neutralizados e vários de seus esconderijos destruídos”, disse a Força Aérea Nigeriana em um comunicado.

Embora tenha havido vários acidentes com aviões militares este ano, este é o primeiro caso reconhecido de gangues armadas abatendo um.

Norte e noroeste da Nigéria vem sendo dominado por grupos armados

Houve um choque em maio na Nigéria, quando o chefe do Exército, Ten Gen Ibrahim Attahiru, morreu em um acidente de avião ao lado de outros 10 oficiais.

Em abril, outro Alpha Jet caiu no estado de Borno – uma das áreas onde os militantes do Boko Haram são mais ativos. Relatos de que foi abatido pelos jihadistas foram negados pelos militares.

Antes disso, em fevereiro, um avião militar em Abuja que ia para o estado do Níger para procurar crianças sequestradas caiu – matando todas as sete pessoas a bordo.

O país comprou 12 aeronaves A-29 Super Tucano dos Estados Unidos a um custo de US $ 496 milhões (£ 350 milhões) – recebendo o primeiro lote neste mês.

O comandante da Força Aérea da Nigéria, Sadique Abubakar, anunciou em julho de 2020 que a Força Aérea da Nigéria receberia três JF-17 Thunder como parte de 22 novas aeronaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.