20 de jul. de 2021

MAKS 2021 – Rússia revela o caça Sukhoi “CheckMate” com a presença de Putin

Sukhoi “CheckMate”

Luiz Padilha  - MOSCOU, 20 de julho (Reuters) – A Rússia deve revelar um novo jato de combate stealth de quinta geração da Sukhoi (Su-75 ‘CheckMate’) em um show aéreo perto de Moscou com a presença do presidente Vladimir Putin no final desta terça-feira.

Oleg Panteleyev, chefe da agência analítica Aviaport, disse que ele seria considerado um rival do caça stealth F-35 dos EUA. Não se sabe quando o avião estará pronto para produção em série. É improvável que voe quando for exibido. A Rússia investiu pesadamente em aeronaves militares e novos armamentos no governo Putin, tanto para suas próprias forças armadas quanto para aumentar a receita de exportação das vendas de armas. Muitas de suas novas armas ainda são baseadas na tecnologia da era soviética da Guerra Fria.

Novo caça russo será revelado no MAKS 2021

Rostec, o conglomerado de defesa e aeroespacial estatal da Rússia, divulgou fotos do novo avião coberto por uma cobertura protetora na preparação para o show aéreo. Em maio, uma fonte de defesa não identificada citada pela agência de notícias estatal RIA disse que Rostec estava trabalhando em um jato de combate leve multifuncional de quinta geração com um único motor. Esperava-se que a aeronave tivesse uma velocidade máxima de mais de duas vezes a velocidade do som, não pesasse mais de 18 toneladas e tivesse visibilidade de radar reduzida e alta capacidade de manobra, disse a fonte.

Sergei Chemezov, chefe da Rostec, disse em dezembro passado que o conglomerado estava pensando na produção de um caça a jato leve para exportação. A Rússia já tem jatos de combate de quarta geração, o Sukhoi Su-27 e Mikoyan MiG-29. Ele tem apenas um jato de combate de quinta geração, o Su-57, mas nenhum equivalente na classe monomotor, disse Panteleyev.

“Os caças de combate monomotor têm mais demanda no mundo do que os bimotores, sendo mais baratos e mais adequados para estados que não têm grandes territórios”, disse ele à Reuters. Em 2011, a Rússia usou o show aéreo MAKS para revelar o caça stealth Sukhoi Su-57. A United Aircraft Corporation, que faz parte da Rostec, é dona da fabricante de aeronaves Sukhoi, que remonta à era soviética.

Reportagem de Tom Balmforth e Gleb Stolyarov; Edição de Alison Williams

Fotos: Rostec

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.