22 de jul. de 2021

Na trilha dos trilhos - O trem mais impressionante do Brasil e o e ncontro de trens no túnel de Botuxim


Com capacidade para transportar dois contêineres um sobre o outro, o trem double stack, é um dos maiores exemplos da eficiência do transporte por ferrovia. 

Com a operação prestes a completar dois anos, já que o primeiro trem circulou em 19/06/2019 saindo do terminal CNAGA em Sumaré-SP com destino à Rondonópolis-MT, este trem segue chamando a atenção por onde passa, tanto por sua beleza e imponência, quanto por representar um grande avanço tecnológico quanto por representar um sentimento bom que a maioria dos brasileiros tem pelas ferrovias, que fez e faz parte da vida de muitos de nós! Operado pela Brado que é uma subsidiária da Rumo especializada em contêineres, circula com mais de 70 vagões cada qual com a capacidade de transportar até 99 toneladas. 

Neles os contêineres são distribuídos da seguinte maneira: 1 de 40 pés ou dois de 20 pés na parte de baixo e um de 40, 48 ou até 53 pés na parte de cima. Toda essa capacidade é equivalente à no mínimo 140 caminhões diminuindo o trânsito e a emissão de poluentes já que o aproveitamento energético é muito maior! Por enquanto fazem apenas as viagens entre Sumaré e Rondonópolis mas em breve vão circular também na Ferrovia Norte-Sul que foi inaugurada recentemente e a cada mês tem novos terminais disponíveis. 

Para nós que somos apaixonados por ferrovias fica a expectativa de ver cada vez mais estas belas composições atravessando o Brasil, mostrando a todos que nossas ferrovias estão vivas e com expectativas cada vez melhores para o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.