21 de nov. de 2022

China colocou mísseis balísticos de longo alcance em seus submarinos nucleares, dizem EUA

Um submarino nuclear chinês da classe Jin é visto em dezembro de 2010.

 CRS / ESCRITÓRIO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS DA MARINHA DOS EUA

                               BLOOMBERG/TONY CAPACCIO

Japan Times - A China colocou em campo novos mísseis balísticos de longo alcance em seus seis submarinos de propulsão nuclear, permitindo que ele atinja os EUA continentais de muito mais perto de suas próprias costas, reconheceram publicamente os EUA pela primeira vez na sexta-feira.

Os seis submarinos da classe Jin da China estão agora "equipados com mísseis balísticos intercontinentais JL-3", disse o almirante Sam Paparo, chefe da Frota do Pacífico dos EUA, a repórteres militares em uma conferência em Washington. "Eles foram construídos para ameaçar os Estados Unidos."

"Acompanhamos de perto esses submarinos", disse Paparo.

Em seu relatório anual sobre as forças armadas da China há um ano, o Pentágono disse que a Marinha do Exército de Libertação Popular acabaria ganhando a capacidade de atingir os EUA a partir de suas próprias águas costeiras. Paparo se recusou a dizer se algum dos seis submarinos realizou as chamadas patrulhas de dissuasão perto do Havaí.

O Serviço de Pesquisa do Congresso estima que o modelo anterior de míssil balístico lançado por submarino, o JL-2, tinha um alcance de cerca de 7.200 quilômetros (4.464 milhas), dando aos submarinos chineses a capacidade de atacar partes do Alasca a partir de áreas próximas à China. Mas os submarinos teriam que entrar em águas a leste do Havaí para atingir a costa leste dos EUA.

O JL-3 de longo alcance altera essa equação. Isso permitiria que a China visasse os EUA continentais "a partir de um bastião protegido dentro do Mar do Sul da China", disse o comandante do Comando Estratégico dos EUA, almirante Charles Richard, ao Comitê de Serviços Armados do Senado em março.

Algumas notícias sugeriram que o JL-3 poderia ter um alcance de mais de 10.000 km (6.200 milhas).

"Eles agora são capazes de patrulhas contínuas no mar determinadas com seus submarinos da classe Jin" e "mais estão por vir", disse Richard. "Eles têm um verdadeiro sistema de comando e controle nuclear."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.