16 de nov. de 2022

Míssil disparado contra a Polônia provavelmente saiu da Ucrânia, diz presidente polonês

Hipótese é de um erro no sistema antiaéreo ucraniano

Presidente e primeiro-ministro poloneses (à dir.) com comandantes militares e membros do Conselho de Segurança do país | Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse nesta quarta-feira, 16, que o míssil disparado contra o país na terça-feira 15 provavelmente saiu da Ucrânia e que não há provas de que tenha sido um ataque intencional.

O míssil que atingiu a Polônia matou duas pessoas e logo a suspeita recaiu sobre a Rússia, que imediatamente negou ter feito o disparo. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também acusou a Rússia.

Entretanto, oficiais dos Estados Unidos disseram que o míssil possivelmente partiu da Ucrânia. A hipótese mais aceita seria de um erro do sistema antiaéreo ucraniano, ao se defender de disparo russo. Nesta quarta-feira, o presidente Joe Biden disse que o míssil poderia não ter sido disparado pela Rússia.

A Polônia faz parte da Organização do Atlântico Norte (Otan), aliança militar que prevê a defesa de país integrante em caso de ameaça a sua integridade territorial, sua independência política ou sua segurança.

Depois da declaração do presidente da Polônia, o primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, disse que a possibilidade de invocar o estatuto da Otan ainda está sendo analisada, “mas parece que pode não ser necessário usar essa medida”.

Pelo Twitter, a página oficial da Presidência da Polônia, disse que “não há indícios de que tenha sido um ataque intencional contra a Polônia”. A afirmação foi feita depois de um encontro entre o presidente, o primeiro-ministro e comandantes militares.

O míssil disparado na terça-feira 15 caiu em uma fazenda de grãos no vilarejo de Przewodów, que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia. De acordo com o governo polonês, a cidade foi atingida por volta das 15h40 no horário local (11h40, no horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.