15 de dez. de 2022

Argentina recebe US$ 689 milhões do banco de desenvolvimento do Brasil para o gasoduto Vaca Muerta

Um trabalhador observa uma plataforma em uma plataforma de perfuração na perfuração de petróleo e gás de xisto de Vaca Muerta, na província patagônica de Neuquen, Argentina, em 21 de janeiro de 2019. Foto tirada em 21 de janeiro de 2019. REUTERS/Agustin Marcarian/Foto de arquivo

REUTERS - BUENOS AIRES, 12 Dez - A Argentina garantiu financiamento de 689 milhões de dólares do banco de desenvolvimento estatal brasileiro BNDES para a segunda etapa de um importante gasoduto na enorme região de xisto de Vaca Muerta, disse a secretária de Energia, Flavia Royon, nesta segunda-feira.

O gasoduto, que aumentará enormemente a capacidade de transporte de gás do país, ajudará a Argentina “a alcançar a autossuficiência energética, aprofundar as exportações regionais e desenvolver projetos de GNL (gás natural liquefeito)”, disse Royon a líderes empresariais na capital Buenos Aires.

A primeira etapa do gasoduto, que ligará Vaca Muerta, na província patagônica de Neuquén, à região próxima à capital Buenos Aires, será concluída em junho de 2023.

Royon acrescentou que o país também está em negociações avançadas para um empréstimo de US$ 540 milhões do banco de desenvolvimento latino-americano CAF para apoiar o desenvolvimento do projeto.

Vaca Muerta, a segunda maior reserva de gás de xisto do mundo e a quarta maior em óleo de xisto, é a chave para a Argentina reverter um déficit comercial de energia de bilhões de dólares, com o governo visando eventuais exportações de GNL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.