5 de dez. de 2022

Autoridades russas criarão um mecanismo para proibir o uso do teto do preço do petróleo

O vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, disse que o governo está atualmente trabalhando em um mecanismo para proibir o uso de um teto de preço para o petróleo russo, com o qual a UE e os países do G7 concordaram recentemente. Segundo ele, as autoridades russas estão dispostas a reduzir a produção de petróleo caso os importadores europeus comecem a aplicar o limite de preço.

“Acreditamos que este instrumento não é mercantil, é ineficaz, interfere grosseiramente nos instrumentos de mercado e é contrário a todas as regras, de acordo com a OMC, por exemplo. Em nossa prática, não vamos usar ferramentas relacionadas ao “price cap” (teto de preço). Para fazer isso, estamos atualmente trabalhando em mecanismos para proibir o uso da ferramenta de teto de preço, independentemente de qual nível será definido”, disse Novak no ar do canal de TV Rossiya 24.

Em 2 de dezembro, os países da UE aprovaram a introdução de um teto de preço para o petróleo russo em US$ 60 por barril. A decisão dos países europeus foi criticada por autoridades russas como contrária aos princípios de mercado, e o secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que o Kremlin se recusa a aceitar a restrição energética.

FONTE: Kommersant

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.