29 de dez. de 2022

Vereadores aprovam orçamento para 2023 e elegem nova Mesa Diretora


Reginaldo Palazzo - Com a Casa cheia de expectadores, dentre as votações proferidas pelos Vereadores em Sessão Extraordinária convocada pelo Presidente Chico Batista hoje (29), podemos destacar duas de grande relevância, que foram a votação do orçamento municipal no Projeto de Lei Nº 21/2022 que ‘Estima a Receita, fixa a despesa do município para o exercício financeiro de 2023’e a eleição da nova Mesa Diretora.

Também foram votadas as Emendas Modificativas Nº (s) 004 e 005/2022.

Após, o Presidente Chico Batista suspendeu a Sessão por 10 min para assinaturas dos pareceres pelos nobres Vereadores pelas respectivas comissões permanentes.

No retorno foi votado o já citado Projeto de Lei Nº 021/2022 que foi aprovado por unanimidade tornando-se a Lei Nº 1035/2022.

Com o horário avançado o Vice-Presidente e líder da Prefeita na Câmara, Vereador Lulu Neri fez um requerimento verbal sugerindo o prosseguimento da Sessão que já alcança o horário de meio dia.

O requerimento foi aprovado por unanimidade.


Eleição da Mesa Diretora

Não tendo mais nenhum projeto em tramitação na Casa o Presidente Chico Batista colocou em pauta a eleição da Nova Mesa Diretora que foi assim eleita:

Cabe aqui a ressalva de que o Presidente Chico Batista retirou sua chapa na Sessão de ontem, portanto a votação se deu para uma chapa única.

Presidente - Pedro Claver (PSD); 

Vice-Presidente - Manoel Monteiro (PCdoB); 

1ª Secretária – Maria Gleiciane (UNIÃO BRASIL) e 

2º Secretário - Zé Prego (PSDB).


O novo Presidente Pedro Claver foi eleito por 7x3, com os votos dos Vereadores Manoel Monteiro, José Prego, Dikim, Carlos Alberto, Gleiciane, Lulu Neri e o dele próprio.

Abstiveram-se - Chico Batista, Valdor do Ó e Árife Eleamen.

O novo Vice-Presidente Manoel Monteiro foi eleito por 6x4, com os votos dos Vereadores José Prego, Dikim, Carlos Alberto, Gleiciane, Claver e o dele próprio.

Abstiveram-se - Chico Batista, Valdor do Ó, Árife Eleamen e Lulu Neri.

A Nova 1ª Secretária Maria Gleiciane foi eleita por 6x4, com os votos de Manoel Monteiro, José Prego, Dikim, Carlos Alberto, Claver e o dela própria.

Abstiveram-se - Chico Batista, Valdor do Ó, Árife Eleamen e Lulu Neri.

E finalizando, o 2º Secretário Zé Prego foi eleito por 6x4 com os votos de Manoel 

Monteiro, Dikim, Carlos Alberto, Maria Gleiciane, Claver e o dele próprio.

Abstiveram-se - Chico Batista, Valdor do Ó, Árife Eleamen e Lulu Neri.

A única parlamentar ausente na Sessão foi a Vereadora Veínha por problemas de saúde.


Falas finais

O Presidente Chico Batista disse em sua fala final que está de consciência limpa, pois fez tudo o que podia pela vereança, inclusive recebendo uma carga enorme nas costas pelas decisões tomadas.

 “Peguei a Câmara com muitas dívidas inclusive com direitos trabalhistas dos servidores atrasados e que, além de pagar tudo e colocando as finanças em ordem ainda entrego com dinheiro em caixa”. 

Em tom amistoso finalizou dizendo que o orçamento aprovado hoje na Casa de quase 87 milhões seja utilizado ordenadamente em políticas públicas em prol da sociedade.

Já o novo Presidente Pedro Claver que assume a partir do dia 1º disse que sua gestão será voltada para os 11 vereadores independentemente em quem votou em quem e que pautará pela harmonia e independência entre os poderes.



Agora a Câmara entra em expediente interno para a transição com a Comissão de Recesso eleita hoje da seguinte forma:

Vereador Pedro Claver (PSD);

Vereadora Gleiciane (UNIÃO);

Vereador Lulu Neri (PSD);

Vereadora Veínha (PDT);

Vereador Dikim (MDB);

Vereador Zé Prego (PSDB) e

Vereador Carlos Alberto (PC do B).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.