28 de set. de 2024

NTSB emite alerta sobre falha crítica no controle do leme em aeronaves Boeing 737 NG e MAX

Boeing 737 MAX 9 da United – Imagem: Alan Wilson, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Juliano Gianotto - O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos emitiu recomendações de segurança urgentes à Boeing e à Administração Federal de Aviação (FAA) após identificar um possível mau funcionamento no sistema de controle do leme dos modelos Boeing 737 Next Generation (NG) e 737 MAX.

O problema está relacionado a atuadores defeituosos do tipo SVO-730, fabricados pela Collins Aerospace, que podem travar ou restringir o controle do leme em momentos críticos do voo, informou o Aviacionline.

A investigação teve início após um incidente em 6 de fevereiro de 2024, envolvendo um Boeing 737 MAX 8 da United Airlines no Aeroporto Internacional de Newark-Liberty. Durante o pouso, os pedais do leme ficaram presos na posição neutra, obrigando a tripulação a utilizar a direção do nariz para manter o controle da aeronave.

Embora não tenha havido feridos ou danos materiais, testes realizados após o incidente revelaram que a umidade no atuador poderia congelar, comprometendo o movimento do leme.

Testes conduzidos pela NTSB e pela Collins Aerospace constataram que 353 atuadores entregues à Boeing desde 2017 apresentavam defeitos na montagem de um rolamento selado, o que permite a entrada de umidade.

Em baixas temperaturas, essa umidade pode congelar e afetar a funcionalidade do leme. O defeito é especialmente preocupante em operações de aproximação e pouso de Categoria IIIB, que exigem controle preciso do leme.

O manual de voo da Boeing orienta os pilotos a aplicar força máxima em caso de emperramento do leme, mas o NTSB alertou que isso pode provocar uma deflexão indesejada, com risco de saída de pista ou perda de controle durante o pouso. A agência recomendou que a Boeing revise esses procedimentos e apresente métodos alternativos para lidar com a falha.


Ação necessária da FAA

Nas recomendações, o NTSB solicitou à FAA que avaliasse a necessidade de retirar os atuadores afetados de serviço e substituí-los por unidades em conformidade. A agência também recomendou que a FAA notificasse reguladores internacionais de aviação sobre o problema, incentivando medidas semelhantes para garantir a segurança de operadores de 737 NG e MAX ao redor do mundo.

O relatório NTSB AIR-24-06 detalha as conclusões e recomendações. Enquanto a investigação continua, novas atualizações poderão ser emitidas. Até o momento, a Boeing e a FAA não apresentaram um cronograma para a substituição dos atuadores afetados, mas o NTSB classifica as recomendações como urgentes, devido aos riscos de segurança envolvidos.

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