10 de set. de 2024

Livro contando a história dos pioneiros da Pecuária no Acre deve ser lançado na próxima Expoacre

Foto: Wanglézio Braga

Por Wanglézio Braga - Durante solenidade de outorga de Honra ao Mérito aos pioneiros da pecuária no Acre, o Secretário de Agricultura do Governo do Acre, José Tchê, anunciou que planeja lançar, no próximo ano, um livro histórico sobre a saga da pecuária no estado. A obra é um dos projetos para a edição especial da Expoacre de 2025, que marcará o aniversário de 50 anos da maior feira agropecuária do estado.

Ao AcreNews, Tchê disse que a iniciativa é uma forma da população ganhar mais conhecimento, além de ser uma justa homenagem para quem trabalha no setor. Tchê afirmou estar empenhado em garantir recursos através de emendas parlamentares para viabilizar o projeto. O assunto recebeu sinal positivo do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB).

“É uma forma de as futuras gerações e a atual sociedade acreana conhecerem um pouco mais sobre os trabalhadores que dedicaram suas vidas à construção desse legado. Essa é uma homenagem justa para quem sempre esteve à frente do desenvolvimento do campo”, destacou.

Segundo dados preliminares apresentados pela Secretaria de Agricultura, o setor pecuário é responsável por quase 64% dos três bilhões de reais na economia acreana, sendo uma das principais forças econômicas do estado. O secretário ainda ressaltou que o livro não só celebrará os 50 anos da Expoacre, mas também servirá como uma ferramenta educativa e informativa para as futuras gerações.

A expectativa é de que o livro aborde desde os primeiros passos da pecuária no Acre até sua atual contribuição para o agronegócio e a economia local. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, ressalta a importância da iniciativa.

“Acredito que as novas e as atuais gerações precisam compreender o processo histórico de quem faz a pecuária neste estado. Precisam conhecer os seus pioneiros e os atuais. Isso é uma forma de reverência, afinal, é um setor que mais lucra no agronegócio.

“Esse livro será um marco na história do agronegócio acreano, fortalecendo o reconhecimento e a valorização dos profissionais que, por gerações, trabalharam para consolidar a pecuária como um pilar econômico essencial do estado e ainda vai colaborar para esclarecer muitas inverdades lançadas na internet e na mídia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.