Por Wanglézio Braga - O novo secretário municipal de Educação de Rio Branco, o vice-prefeito Alysson Bestene (PP), assumiu a pasta com grandes planos para fortalecer o setor no município. Entre as principais iniciativas, destaca-se a ênfase na alimentação escolar, que será impulsionada pelo programa de compra direta do produtor local e pela criação de fazendinhas nas escolas para estimular hábitos alimentares saudáveis e aproximar os alunos do conhecimento sobre o campo. Os detalhes das ações foram divulgados em entrevista ao Portal Acre Mais (assista ao vídeo no final da matéria).
EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL
Bestene ressaltou que a educação na zona rural será uma prioridade de sua gestão. “A gente tem buscado fazer esse planejamento já no início para atender bem as escolas da zona rural. Sabemos das dificuldades, especialmente quanto ao acesso dos professores e às condições das estradas nos períodos de chuva e seca. O prefeito Bocalom já tem trabalhado muito na recuperação de ramais para garantir melhores condições de transporte e acesso”, afirmou o secretário.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Outro ponto crucial da gestão será a continuidade dos programas de alimentação escolar, que garantem quatro refeições diárias para os alunos das escolas integrais. Bestene destacou que boa parte dos alimentos distribuídos vem da agricultura familiar da região. Além disso, haverá uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRO) para fortalecer a produção local, incluindo a implantação do polo agroindustrial do município e o incentivo ao cultivo de grãos como arroz e feijão.
VACA MECÂNICA
Uma das grandes novidades será a implementação da indústria do leite de soja, conhecida como “vaca mecânica”. O projeto prevê a produção e distribuição do leite, saborizado com frutas locais, nas escolas do município. “Esse alimento nutritivo será produzido aqui no Acre e beneficiará diretamente nossas crianças”, enfatizou Bestene.
FAZENDINHA
Além da alimentação, a gestão do novo secretário também pretende expandir as atividades agrícolas dentro das próprias escolas. Atualmente, algumas unidades já possuem hortas e pequenas fazendas, onde os alunos aprendem na prática sobre o cultivo de hortaliças e outros produtos agrícolas.
“Vamos ampliar esse projeto para que todas as escolas tenham essa atividade agrícola, proporcionando aos alunos uma vivência real sobre a produção no campo”, explicou Bestene.
Confira a entrevista, completa, a seguir;
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