28 de fev. de 2025

Reino Unido aumentará os gastos com defesa para 2,5% do PIB até 2027, diz primeiro-ministro

Keir Starmer afirmou que Londres financiará o aumento dos gastos com defesa reduzindo o orçamento para ajuda externa de 0,5% do PIB para 0,3% até 2027


TASS - O Reino Unido aumentará seus gastos com defesa de 2,3% para 2,5% do PIB, anunciou o primeiro-ministro Keir Starmer ao discursar na Câmara dos Comuns.


“A partir de hoje, posso anunciar que este governo iniciará o maior aumento sustentado nos gastos com defesa desde o fim da Guerra Fria. Cumpriremos nosso compromisso de gastar 2,5% do PIB em defesa, mas anteciparemos essa meta para que a alcancemos já em 2027”, declarou

 

“Para deixar claro, isso significa gastar 13,4 bilhões de libras a mais em defesa todos os anos a partir de 2027”, acrescentou. Starmer destacou que o objetivo era aumentar os gastos com defesa para 3% do PIB após as próximas eleições parlamentares, que devem ocorrer até agosto de 2029.

O primeiro-ministro afirmou que Londres financiaria esse aumento nos gastos com defesa reduzindo o orçamento para ajuda externa de 0,5% do PIB para 0,3% até 2027. “Essa não é uma decisão que me agrada anunciar”, admitiu Starmer.


Sobre a Ucrânia e a OTAN

Ao falar sobre as perspectivas de resolução do conflito na Ucrânia, Starmer declarou que Londres acredita no poder da democracia e que ninguém deseja a continuidade do derramamento de sangue. Ainda assim, enfatizou a necessidade de alcançar a paz por meio da força e continuar apoiando a Ucrânia. Starmer também afirmou que “a Rússia é uma ameaça em nossas águas, em nosso espaço aéreo e em nossas ruas”.

Ele reiterou que a OTAN continuará sendo a “base” da segurança europeia e defendeu a rejeição de “qualquer falsa escolha entre nossos aliados, entre um lado do Atlântico ou outro”. No entanto, Starmer disse que o Reino Unido fortaleceria a parceria bilateral com os Estados Unidos. Ele também afirmou que os países europeus precisavam de uma nova aliança de defesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.