O presidente esclareceu que a frota “é totalmente nova, com tecnologia de ponta, já implantada no Brasil”. O que se sabe sobre essas aeronaves?
El Colombiano - O presidente Gustavo Petro anunciou, após meses de expectativa, que seu governo adquirirá aeronaves Saab 39 Gripen fabricadas na Suécia: "(a frota) é completamente nova, com tecnologia de ponta, já implementada no Brasil, e são da marca Saab 39 Gripen."
Isso, segundo o presidente, segue a carta de intenções assinada pelo governo do Reino da Suécia e a aprovação da defesa aérea estratégica do país. Além disso, o anúncio feito na rede social X vem acompanhado de outros detalhes.
Em contexto: A compra de aeronaves de combate para a Força Aérea deve ser anunciada em novembro.
"Haverá uma compensação de investimento social que consistirá em uma planta de produção de painéis solares flexíveis de última geração localizada no departamento de Córdoba; a instalação de água potável para vários locais no departamento de La Guajira; e a restauração e instalação de equipamentos de tecnologia médica de última geração na torre central do Hospital San Juan de Dios, em Bogotá."
Por enquanto, o número de aeronaves a serem compradas e os custos são desconhecidos.
O que você sabe sobre a aeronave Saab 39 Gripen?Después de la carta de intención firmada por el gobierno del Reino de Suecia, y de aprobar la defensa aérea estratégica del país como proyecto priorizado informo:
— Gustavo Petro (@petrogustavo) April 2, 2025
Los flota de aviones que se adquirirá, es completamente nueva, ultima tecnología, ya implementada en Brasil, y son…
Há vários meses, há rumores de que o governo Petro estava explorando o mercado de aeronaves militares com a Suécia. De fato, na imprensa de ambos os países, vazou em novembro do ano passado que a Força Aérea Colombiana (FAC) iria se equipar com este "caça sueco", embora não fosse a primeira opção, já que alguns militares preferiam aeronaves Dassault Rafale, que são fabricadas pela França.
De acordo com a definição no site, o Saab 39 Gripen é “um caça leve, monomotor e multifuncional desenvolvido na década de 1980 pelo consórcio sueco IG-JAS, liderado pela empresa aeroespacial Saab”.
De fato, ao analisar o site da empresa, há uma aba intitulada Gripen Blog for Colombia que diz: "Por que o Gripen é a melhor opção para a Colômbia? Por causa de sua eficiência de custo, pequena pegada logística, seu avançado sistema de Guerra Eletrônica e sua capacidade de operações implantadas. E muitos outros motivos que explicamos em cada uma das entradas deste Blog." Inclui também notícias relacionadas à aquisição dessas aeronaves por outros países, como o Brasil.
Colômbia
Contrato com Israel para manutenção de aeronaves KFIR permanece ativo apesar da ruptura diplomática
É importante lembrar que a atual frota de aeronaves Kfir, proveniente de Israel, tem sido uma das armas mais importantes do Estado colombiano na defesa da soberania, no combate ao narcotráfico e ao terrorismo e na dissuasão de ameaças externas. No entanto, essas aeronaves estão se tornando cada vez mais obsoletas.
Além disso, as aeronaves são compostas por equipamentos descontinuados, e encontrar peças de reposição é cada vez mais caro e complicado. Atualmente, a Colômbia, apesar da tensa relação diplomática, mantém o contrato de manutenção com os israelenses, do qual depende a extensão da vida útil dessas aeronaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.