Notícias Índia Paquistão AO VIVO: Drones avistados em Samba, explosões ouvidas em Hoshiarpur
Primeiro Ministro Modi alertou o Paquistão que "terror e negociações não andarão de mãos dadas" e pediu que desmantelasse a infraestrutura terrorista para evitar mais ações da Índia. Ele também lembrou que as operações militares sob a Operação Sindoor estão apenas suspensas, dependendo da conduta do Paquistão.
Em seu primeiro discurso à nação após o lançamento da Operação Sindoor contra terroristas baseados no Paquistão, o primeiro-ministro Narendra Modi afirmou na segunda-feira que a Índia não tolerará nenhuma "chantagem nuclear" e disse que as operações contra o Paquistão foram apenas interrompidas, com ações futuras dependendo de seu comportamento.
Modi também mencionou que, embora o Paquistão tenha solicitado à Índia que interrompesse a ofensiva militar, Nova Delhi só considerou isso depois que o Paquistão prometeu cessar suas provocações.
Referindo-se ao ataque de Pahalgam como a "face mais bárbara do terrorismo", o primeiro-ministro expressou que foi pessoalmente doloroso para ele, mas acrescentou que o inimigo agora entende as consequências de "remover o sindoor da testa de nossas mulheres".
Enquanto isso, os Diretores-Gerais de Operações Militares (DGMOs) da Índia e do Paquistão concluíram suas negociações do dia na segunda-feira.
Embora a conversa da linha direta tenha sido originalmente agendada para as 12h, ela começou por volta das 17h. O resultado da discussão ainda não foi divulgado. De acordo com a PTI, acredita-se que os dois oficiais tenham discutido elementos-chave do acordo alcançado em 10 de maio para interromper as operações militares e os disparos transfronteiriços.
As Forças Armadas realizaram na segunda-feira outra coletiva de imprensa abrangente sobre a Operação Sindoor em andamento na Índia e reiteraram que a luta da Índia foi e sempre será direcionada a terroristas e à infraestrutura de terroristas no Paquistão, e não contra o exército do país.
O exército também informou aos cidadãos que todas as bases militares da Índia estavam seguras, totalmente operacionais e preparadas para enfrentar qualquer ameaça contra o país.
Mais cedo no domingo, o DGMO também revelou que cerca de 35 a 40 membros do Exército paquistanês foram mortos em trocas de artilharia e armas pequenas ao longo da Linha de Controle entre 7 e 10 de maio.
O tenente-general Rajeev Ghai (Diretor Geral de Operações Militares), o vice-almirante AN Pramod (Diretor Geral de Operações Navais) e o Marechal do Ar AK Bharti (Diretor Geral de Operações Aéreas) anunciaram conjuntamente os resultados da "Operação Sindoor".
Eles também confirmaram que os ataques indianos destruíram 11 bases aéreas dentro do Paquistão e infligiram danos significativos às suas capacidades militares.
Enquanto isso, uma conversa em nível DGMO com o Paquistão, que estava agendada para o meio-dia, agora será realizada à noite, informou o PTI.
No sábado, horas depois que a Índia e o Paquistão concordaram em cessar todas as hostilidades por terra, ar e mar no sábado, o Paquistão cometeu várias violações do cessar-fogo. Drones foram avistados em várias áreas de Jammu e Caxemira na noite de sábado, seguidos pelo som de explosões.
Reagindo às violações do cessar-fogo, o secretário de Relações Exteriores da Índia, Vikram Misri, pediu ao Paquistão que lide com a situação com "seriedade" e "responsabilidade".
Operação Sindoor ao vivo: principais atualizações
A Índia disse no domingo que a Operação Sindoor está em andamento, marcando uma nova abordagem na resposta da Índia ao terrorismo transfronteiriço.
Quaisquer negociações com o Paquistão serão exclusivamente por meio do DGMOS, sem outras questões em discussão.
O tenente-general Rajeev Ghai, diretor-geral de Operações Militares, disse que uma conversa em nível DGMO com o Paquistão será realizada na segunda-feira às 12h.
A Índia também divulgou os nomes das autoridades paquistanesas presentes no funeral do terrorista Abdul Rauf, que foi morto na Operação Sindoor.
O primeiro-ministro Narendra Modi presidiu uma reunião de alto nível com o ministro da Defesa, Rajnath Singh, o ministro das Relações Exteriores, S Jaishankar, e os chefes dos três serviços em sua residência em Nova Delhi no domingo.
Depois de participar da reunião, Rajnath Singh inaugurou virtualmente a Instalação de Integração e Teste Aeroespacial BrahMos em Lucknow.
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, garantiu um "caminho de negociações pacíficas" para resolver as questões de longa data, como o compartilhamento de recursos hídricos e a questão da Caxemira entre a Índia e o Paquistão.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.