Com informações antecipadas do clima, agricultura de todo Estado será uma das beneficiadas
Imagem: IACIT
Por Reginaldo Palazzo – Não somente para uso militar, mas para uso civil também, foi recebido pela FAB em Belém, o primeiro de cinco radares Meteorológicos fabricados pela empresa brasileira IACIT.
O RMT 0200 é um Radar Meteorológico de precisão Banda-S em ‘Estado Sólido’ de dupla polarização e poderá ser acessível assim que implantado via WEB.
O sistema de última geração é o único no Brasil a empregar tal tecnologia e um dos mais modernos já produzidos no mundo.
Detecção
Esse radar foi desenvolvido para a detecção de fenômenos meteorológicos a longas distâncias, sendo possível monitorar um raio de até 600 quilômetros, segundo o site da empresa.
Isso permite a previsão de fenômenos intensos que possam provocar desastres naturais.
O radar poderá detectar também diversos tipos de precipitação como, por exemplo, gelo, água e até neve.
Classificação
Comumente um radar meteorológico já classifica chuvas em fraca, média, moderada e forte, mas ele também poderá inclusive detectar granizo.
Beneficiários
Não somente o tráfego aéreo em si será beneficiado, mas também a agricultura, uma economia pujante no Estado do Acre.
Defesa Civil, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Centros de Pesquisa & Desenvolvimento também seguem no aproveitamento desse tão importante investimento.
As outras três localidades que receberão o radar serão, Vilhena, Chapada dos Guimarães e Cachimbo, perfazendo assim um arco de vigilância meteorológica na região amazônica.
Um avanço em segurança para aviação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.