8 de mai. de 2025

80 anos do Dia da Vitória: o mundo relembra o fim da Segunda Guerra Mundial

Desfile da FEB no Rio de Janeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial


Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, o mundo celebra os 80 anos do Dia da Vitória, marco histórico que assinala o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa com a rendição incondicional da Alemanha nazista em 1945.

No Brasil, o Ministério da Defesa realiza uma cerimônia no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, às 11h. Durante o evento, será concedida a Medalha da Vitória a 213 agraciados, incluindo um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, três instituições militares e três estandartes da República Italiana. A honraria reconhece aqueles que contribuíram para a difusão dos feitos dos ex-combatentes e para a defesa dos interesses do país em conflitos internacionais ou missões de paz.

Na Europa, as comemorações também são marcantes. Em Londres, milhares de pessoas se reuniram em frente ao Palácio de Buckingham e ao Parlamento para assistir a desfiles militares que contaram com a participação de tropas britânicas, da OTAN e ucranianas. O Rei Charles III participou da cerimônia, que incluiu a leitura de trechos do discurso original de Winston Churchill, pronunciado em 1945.

Desfile da FEB no Rio de Janeiro após o fim da Segunda Guerra Mundial

Chegada da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no Quartel de Realengo, Rio de Janeiro, 1945


O Dia da Vitória é celebrado em 8 de maio na maioria dos países ocidentais, como Reino Unido, França e Estados Unidos. Na Rússia e em outras nações do leste europeu, a data é comemorada em 9 de maio, devido à diferença de fuso horário no momento da assinatura da rendição alemã.

No Brasil, a data também é uma oportunidade para homenagear a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que enviou cerca de 25 mil soldados para combater na Itália durante a guerra. A participação brasileira foi decisiva em batalhas como Monte Castello e Montese, contribuindo para a derrota das forças do Eixo na Europa.

As celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória reforçam a importância de lembrar os sacrifícios feitos em prol da liberdade e da paz, além de destacar a necessidade contínua de preservar os valores democráticos conquistados com tanto esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.