9 de mai. de 2025

Várias explosões ouvidas perto da Base Aérea de Nur Khan em Rawalpindi, Lahore: Relatório

Várias explosões foram ouvidas perto da base aérea de Nur Khan, no Paquistão, em Rawalpindi, e em locais em Lahore, informou a mídia paquistanesa

Hindustan Times/Por Yash Nitish Bajaj Várias explosões foram ouvidas perto da base aérea de Nur Khan, no Paquistão, em Rawalpindi, e em locais em Lahore, informou o canal de mídia paquistanês Samaa TV durante a noite de sexta-feira. O relatório não forneceu mais detalhes. Não está claro o que causou as explosões.

Uma visão geral de uma parte danificada de uma mesquita, depois de ter sido atingida por um ataque indiano, em Muridke, perto de Lahore, na quarta-feira. (REUTERS)

A Base da Força Aérea do Paquistão, Nur Khan, está localizada em Chaklala, Rawalpindi, província de Punjab.

Isso ocorre quando as tensões entre a Índia e o Paquistão aumentaram na semana passada. A Índia lançou sua Operação Sindoor durante a noite de terça-feira, atacando nove alvos terroristas no Paquistão. Os ataques duraram de 1h05 à 1h30 de 7 de maio e foram realizados em conjunto pelo Exército Indiano e pela Força Aérea.

Em uma coletiva de imprensa, a coronel Sophia Qureshi disse que a operação marcou uma mudança de estratégia após o ataque de Pahalgam, que matou 26 pessoas.

"Nas últimas três décadas, o Paquistão vem construindo infraestrutura terrorista, incluindo centros de recrutamento, áreas de treinamento e plataformas de lançamento em PoJK e no Paquistão. Esta operação tinha como objetivo desmantelar essas instalações e evitar futuros ataques", disse ela.

Na noite de sexta-feira, as autoridades confirmaram que as forças de segurança frustraram vários ataques de drones paquistaneses nos distritos de Ferozepur, Pathankot, Fazilka e Amritsar, em Punjab. O superintendente sênior da polícia de Ferozepur, Bhupinder Singh, disse que um projétil do drone paquistanês destruído pelo sistema de defesa aérea caiu em uma casa na vila de Khai Pheme Ke.

As autoridades locais ordenaram apagões completos em áreas ao redor da fronteira Índia-Paquistão.

"Mantenha as luzes completamente apagadas. Mantenha as luzes dos telefones celulares, câmeras e inversores desligados. Cubra as janelas com cortinas. Cooperar com a administração distrital. Somos pela sua segurança", um policial pode ser ouvido dizendo em Pathankot, de acordo com um relatório do PTI.

Enquanto isso, 32 aeroportos nas partes norte e oeste da Índia foram fechados para operações de voos civis até 15 de maio, de acordo com o regulador da aviação civil. Estes incluíam Amritsar e Srinagar. Anteriormente, pelo menos 24 aeroportos haviam sido fechados para operações de voos civis até 10 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.