Dias após o conflito militar, o ministro da Defesa da Índia, Rajanth Singh, pediu à AIEA que assumisse o controle das armas nucleares do Paquistão
O Paquistão reagiu na quinta-feira aos comentários do ministro da Defesa da Índia, Rajnath Singh, sugerindo a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre o arsenal nuclear de Islamabad, chamando a declaração de um reflexo da "pura ignorância do mandato e das responsabilidades" do órgão de vigilância nuclear global.
O Ministério das Relações Exteriores disse que "condena veementemente" os comentários de Rajnath Singh. "Essas observações irresponsáveis revelam sua profunda insegurança e frustração em relação à defesa e dissuasão eficazes do Paquistão contra a agressão indiana por meios convencionais. As capacidades convencionais do Paquistão são adequadas para deter a Índia, sem a 'chantagem nuclear' auto-imposta que Nova Delhi sofre", dizia o comunicado do ministério.
O Paquistão também alegou: "A AIEA e a comunidade internacional deveriam estar preocupadas com os repetidos incidentes de roubo e tráfico ilícito envolvendo material nuclear e radioativo na Índia".
O que Rajnath Singh disse?
O ministro da Defesa estava em sua primeira visita a Jammu após a Operação Sindoor para revisar a situação geral de segurança e a prontidão de combate das tropas da linha de frente.
"O mundo inteiro viu como o Paquistão ameaçou a Índia de forma irresponsável. Hoje, da terra de Srinagar, quero levantar a questão de saber se as armas nucleares estão seguras nas mãos de uma nação tão irresponsável e desonesta. Acredito que as armas nucleares do Paquistão devem ser colocadas sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ", disse Rajnath Singh ao se dirigir a soldados indianos no acantonamento de Badami Bagh, em Srinagar.
Leia também | A Índia parece ter tido uma 'vantagem clara' em atacar o Paquistão: relatório do NYT
O líder sênior do BJP saudou a liderança do primeiro-ministro Narendra Modi e as forças armadas pelo sucesso da Operação Sindoor e elogiou o povo de Jammu e Caxemira por mostrar sua "raiva" contra o terrorismo e o Paquistão.
AIEA sobre o Paquistão
O órgão de vigilância nuclear global disse à agência de notícias ANI que não houve vazamento ou liberação de radiação de qualquer instalação nuclear no Paquistão.
A agência não comentou até agora a sugestão de Rajnath Singh de colocar as instalações nucleares do Paquistão sob a supervisão do órgão global.
Leia também | 'Eu disse, não vamos trocar mísseis nucleares...': Donald Trump repete reivindicação de cessar-fogo Índia-Paquistão
A Agência Internacional de Energia Atômica é o principal fórum intergovernamental do mundo para cooperação científica e técnica no campo nuclear. Promove o uso seguro, protegido e pacífico da ciência e tecnologia nuclear, contribuindo para a paz e a segurança internacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.