8 de jun. de 2018

Arábia Saudita ameaça com ‘ação militar’ se Qatar adquirir sistemas russos S-400

        FONTE: rt.com
 S-400

A Arábia Saudita teria ameaçado “ação militar” contra o Catar caso seu vizinho adquirisse sistemas de defesa antimísseis russos S-400, de acordo com o Le Monde, citando uma carta do rei Salman à presidência da França.

Em junho de 2017, Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos e Egito, entre outros países do Golfo, cortaram relações diplomáticas com o Qatar, acusando-o de apoiar e financiar o terrorismo. Doha também foi acusado de “intromissão” nos assuntos internos de seus vizinhos e de expressar apoio ao rival histórico da Arábia Saudita, o Irã.

Agora, diz-se que Riyadh teme que a aquisição planejada de Doha das unidades de mísseis terra-ar S-400 da Rússia coloque em risco a “segurança nacional” de seus vizinhos do Golfo Pérsico. De acordo com informações obtidas pelo Le Monde, o rei Salman enviou recentemente uma carta à presidência francesa, onde expressou sua “profunda preocupação” com as negociações em andamento do S-400, entre Doha e Moscou.

Se o acordo for adiante “o Reino estaria pronto para tomar todas as medidas necessárias para eliminar este sistema de defesa, incluindo ação militar”, avisa a carta, endereçada ao presidente Emmanuel Macron, pedindo que Paris aplique pressão diplomática sobre Doha.

O embaixador do Qatar em Moscou, em janeiro, observou que os países estão em um “estágio avançado” de negociação para a compra do sofisticado sistema de defesa aérea S-400. Na época, Fahad bin Mohammed Al-Attiyah observou que um acordo de cooperação militar, assinado em outubro de 2017 durante a visita do ministro da Defesa russo Sergey Shoigu ao Estado árabe, “abriu um caminho para a Rússia e o Qatar interagirem na defesa”. incluindo fornecimento de hardware, treinamento de soldados e oficiais, manutenção de armas e, é claro, cooperação de serviços especiais.”

O S-400 Triumf, também conhecido pela designação da OTAN como ‘Growler’, pode detectar e interceptar quase tudo que voa: de bombardeiros estratégicos a aviões de radar e guerra eletrônica, a jatos táticos de ataque, a mísseis balísticos e de cruzeiro de todos os tamanhos e formas. Com essa multifuncionalidade em mente, seu único concorrente é o consagrado Patriot americano, que, no entanto, possui especificações muito mais modestas.

Embora Washington ainda não tenha feito comentários sobre a compra antecipada de S-400 pelo Qatar, os EUA recentemente entraram em confronto com Ancara sobre sua decisão de garantir seu espaço aéreo usando sistemas russos. Os EUA continuam a insistir que a Turquia só deve usar sistemas compatíveis com a OTAN e comprá-los de “aliados”. Aumentando as apostas, os legisladores dos EUA apresentaram um projeto de lei que proíbe as entregas do caça F-35 à Turquia, referindo-se ao país como hostil.”

Legisladores dos EUA também advertiram a Índia que a aquisição de sistemas militares avançados russos pode comprometer a cooperação de defesa e o compartilhamento de tecnologia entre Washington e Nova Délhi, instando o país a reconsiderar a compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.