Os números mostram como o país se desenvolveu junto com a tecnologia dos automóveis
Mayra Rosa - O número de pontos de recarga para veículos elétricos no Japão já ultrapassa o número de bombas em postos de gasolina. Em 2015 o número foi contabilizado pela Nissan e revelou que haviam 35 mil bombas de gasolina no país, enquanto o número de pontos de recarga para carros elétricos já chegava aos 40 mil. A opção começou a ser oferecida no Japão em 2011, com 27 estações de recarga instaladas. Atualmente já existem mais de 50 mil pontos de recarga para carros elétricos no país.
Este resultado leva em conta os quase três mil pontos públicos de recarga rápida, e também os pontos de recarga em residências. No entanto, é preciso levar em consideração que, as bombas de postos de combustível, como gasolina e diesel, têm capacidade para abastecer mais carros em um dia do que os pontos elétricos.
Ainda assim, o número surpreende por mostrar que em apenas sete anos após o desenvolvimento e comercialização de transportes elétricos, o Japão já apresenta um mercado estável e desenvolvido para este tipo de veículo, assim como uma infraestrutura preparada.
Elétricos pelo mundo
No final do ano passado, as principais montadoras do mundo se reuniram para ampliar a rede de recarga de elétricos pela Europa. A previsão é que, juntos, eles instalem pelo menos 400 estações de recarga de alta potência até 2020. A Volvo Cars, fabricante de automóveis de luxo, anunciou que todos seus veículos lançados a partir de 2019 terão um motor elétrico.
Nos Estados Unidos, a Tesla, montadora pioneira dos elétricos, já possui seu próprio sistema de recarga rápida. Seguindo seu exemplo, a Volkswagen também tem investido nos veículos elétricos nos Estados Unidos. Sua subsidiária de energia, Electrify America, anunciou em abril deste ano que irá instalar 100 pontos de recarga rápida em mais de 100 Walmarts por 34 estados do país. A parceria da rede de supermercado com a montadora faz parte do plano da Volkswagen de instalar 2 mil pontos de recarga rápida em cidades e rodovias de 39 estados do país até o final de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.