27 de jan. de 2009

Síndrome de Peter Pan


De acordo com o Daily Mail, tudo começou aos 12 anos. Vikki era alvo de brincadeiras violentas e como uma forma de parecer mais frágil e delicada, aderiu a uma série de dietas que a fazia consumir menos de 1000 calorias por dia. Como consequência, ela foi definhando até atingir sua aparência atual.

Hoje - aos 23 anos - Vikki pesa menos de 38 kg e sequer teve um namorado ou menstruou. Curiosamente, ela afirma que não tem nenhum plano de mudar de vida.

Deanne Jade, psicóloga do National Centre for Eating Disorders, afirmou que esse tipo de problema tem crescido bastante entre as jovens britânicas: as pressões para o corpo perfeito acabam causando distúrbios alimentares.

Os médicos já alertaram que esse tipo de dieta pode ser extremamente prejudicial, pois acabará afetando gravemente seu fígado e rins, além de interferir na sua fertilidade.

Para quem não sabe, também existe um distúrbio psicológico chamado Sindrome de Peter Pan . Os pacientes que desenvolvem esse problema costumam ter, sobretudo, atitudes de adolescentes. Uma matéria feita pelo iG Jovem listou algumas características da Síndrome do Peter Pan:

" Fugir das responsabilidades
" Não pensar em sair da casa dos pais por comodidade
" Ter pavor a compromissos
" Usar roupas e acessórios comuns a adolescentes
" Freqüentar baladas e raves onde o público jovem é dominante
" Usar gírias
" Interessar-se somente por garotas bem mais novas

Essa patologia atinge principalmente homens mais velhos, mas é na juventude que ela começa a se desenvolver. É comum nos dias de hoje os adolescentes adiarem cada vez mais suas responsabilidades. Muitos começam a trabalhar só depois que terminam a faculdade, evitam compromissos e só querem curtir a vida.

Segundo o educador Wagner Israel, as razões para o aparecimento da síndrome são:
" Pais super protetores que não atribuem responsabilidades aos filhos, coisa que de deve começar desde cedo;
" Controle e a segurança que os pais exercem dentro da própria casa. Eles são os chefes da família e não podem deixar transparecer fraquezas ou instabilidades. O jovem precisa sentir nos pais segurança e firmeza nas decisões para que os tenham como referenciais e tornem-se adultos mais seguros , afirma o educador;
" Pais que costumam dar muito dinheiro e bens materiais aos filhos, evitando que eles se esforcem para conseguirem o que querem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.