Proporção policial/habitante é 10 vezes maior que oficial/praça
Fabio Pontes, do Site Agazeta.net
Para comando, quadro de oficiais ainda é insuficiente.
O governador Tião Viana em revista à tropa. Gasto com pessoal na PM sobe quase 3 vezes (Foto: Agência de Notícias AC)Um policial militar do Acre é responsável pela segurança de ao menos 270 cidadãos. Dentro da corporação, um oficial tem sob seu comando pouco mais de 15 praças, que vai do posto de soldado a primeiro-sargento. Apesar da diferença acachapante, o Comando da Polícia Militar diz que o número de oficiais não atende a demanda necessária.
Atualmente a PM tem um efetivo de 2.609 homens. O ideal e previsto seria de uma quantidade bem maior: 4.000. O quadro de oficiais é de 153 pm´s. Com a defasagem o resultado não poderia ser outro: policiais (oficiais e praças) com sobrecargas de trabalho.
A queixa dos p0liciais em relação a sobrecarga faz parte da rotina dos profissionais. “Não há sobrecarga, nossos homens não trabalham além das horas estipuladas. Apesar das dificuldades eles têm conseguido manter a máquina funcionando”, diz o comandante da PM, coronel José Anastácio.
Dados levantados por Agazeta.net mostram um gasto quase três vezes maior com a folha de pagamento numa comparação entre os cinco primeiros meses de 2010 e 2011. Ano passado, até maio, a PM desembolsou R$ 26,2 milhões com pessoal. Em igual período de 2011 a soma é de R$ 68 milhões.
Os dados compilados ainda não computam os gastos com as promoções para o Estado Maior da corporação realizadas pelo governador Tião Viana na semana passada.
De tenente-coronel, dois oficiais foram promovidos a coronel. Entre eles está a chefe do Gabinete Militar do governador Tião Viana, Francisca Margarete, entrando para a história da corporação como a primeira mulher a chegar ao segundo posto mais importante da carreira policial militar, atrás apenas do comando.
De acordo com o comandante José Anastácio, a Polícia Militar enfrente defasagem no quadro de tenente, a patente inicial do quadro de oficiais. “O governador tem se mostrado sensível a nossa necessidade e garantiu esforços para aumentar o quadro de oficiais”, diz o militar.
LEIA MAIS SOBRE O ACRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.