4 de jun. de 2011

ESTUDANTES PERUANOS DENUNCIAM FALTA DE ASSISTÊNCIA NO ACRE

(Foto:atribunadojuruá)
Brasileiros fazem “vaquinha” para comprar refeição e peruanos reclamam do abandono do estado e da Ufac.Ângela Rodrigues, da Agência CONTILNET
Dificuldades enfrentadas pelos peruanos têm gerado indignação por parte dos brasileiros 

Com problemas de saúde, sem telefone, sem internet e tendo apenas as refeições oferecidas em “quentinhas”, dezesseis universitários peruanos vindos por meio de um intercâmbio entre o governo do estado e o Peru denunciam falta de assistência por parte das autoridades. 

Esta situação é relatada por estudantes brasileiros em matéria publicada no site Tribuna do Juruá. Segundo relatos, oito dos dezesseis estudantes peruanos estariam hospedados na Casa do Estudante, da Ufac, distante nove quilômetros do campus, sem receber visitas e sem a presença de um representante da universidade ou do estado.

As dificuldades enfrentadas pelos colegas têm gerado indignação por parte dos brasileiros, que, comovidos, realizam até “vaquinha” para oferecer aos visitantes uma refeição diferenciada. O transporte dos peruanos fica sujeito ao horário dos índios.

Diferente da realidade vivida pelos peruanos no Acre, o grupo lembra que os brasileiros alojados em Pucalpa/Peru usufruem de internet, telefone, dormitórios confortáveis, transporte e pessoas para acompanhá-los, além de uma boa alimentação. 

A reportagem da Tribuna do Juruá tentou contato com o superintendente do campus de Cruzeiro do Sul, mas não foi encontrado e nem retornou as ligações da reportagem.

Com informações, da Tribuna do Juruá

AINDA NO ACRE



Combate às drogas: Gladson quer parceria da Comissão da Amazônia com a Polícia Federal

O presidente da Comissão da Amazônia na Câmara dos Deputados, deputado federal Gladson Cameli (PP), visitou na manhã desta sexta-feira, 03, o superintendente da Polícia Federal no Acre, José Carlos Calazane, para colocar seu mandato e os trabalhos da Comissão da Amazônia à disposição da Polícia Federal no que diz respeito ao combate ao tráfico de drogas na região, especialmente no Acre, onde o índice de apreensão de entorpecentes apresenta dados significantes.


O parlamentar também abriu as portas de seu gabinete para apoiar os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional em defesa dos servidores e da estrutura da Polícia Federal em todo país.

Preocupado com a proliferação das drogas em todo o estado, principalmente entre os jovens, Gladson solicitou ao superintendente um relatório completo sobre os índices de apreensões e tipos de entorpecentes apreendidos no estado nos últimos anos já que pretende fortalecer o debate sobre o combate ao uso de drogas na capital e interior do estado.

“Como jovem e representante legítimo da sociedade, precisamos estar atentos a essa problemática e buscar meios de combater o tráfico de drogas no Acre, na Amazônia e em todo país”, disse ele.

Cameli demonstrou preocupação ainda com a polêmica em torno do oxi, a chamada nova droga, mas foi informado pelo superintendente que há um estudo pela diretoria do órgão em Brasília para desmistificar as inúmeras citações equivocadas acerca da substância química.

Calazane agradeceu a visita do deputado e se colocou à disposição da Comissão da Amazônia para apoiar as ações que estejam no âmbito da Polícia Federal acreana.

Na próxima semana, vários deputados estarão debatendo o assunto em Brasília.

Entusiasmado, o superintendente comemorou a construção da sede da Superintendência da Polícia Federal, localizada na BR-364, próximo a Fundação Hospitalar.


A obra está avaliada em R$ 32 milhões e trata-se de um prédio de cinco andares, com direito a heliponto, academia de ginástica, refeitório e auditório, entre outros.

AC 24 hS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.