18 de jun. de 2011

CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS NA FUNDAÇÃO HOSPITALAR ATRAI MILHARES DE PESSOAS


O objetivo principal do projeto é diminuir a incidência da catarata no Acre. 

A meta inicial prevê a realização de aproximadamente 3 mil cirurgias por mês até o final de 2011. Ângela Rodrigues, da Agência ContilNetPara realizar a consulta básica é necessário apresentação de carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)/Foto:Selmo Melo.

Uma grande tenda montada no estacionamento da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) reúne milhares de idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais que buscam atendimento oftalmológico. O serviço teve início na quarta-feira (15), e é uma iniciativa do governo do estado do Acre.

Para realizar a consulta básica é necessário apresentação de carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O Atendimento é destinado aos pacientes acima de 50 anos idade  e por ordem de chegada, nos períodos da manhã e tarde, onde são realizadas as consultas e a triagem de acordo com a necessidade de cada paciente.

O governo do estado implantou em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde através do programa de Saúde Itinerante “Cuidando de Seus Olhos”. A proposta reúne uma equipe médica composta por 48 médicos oftalmologistas das mais diversas especialidades vindos de Ribeirão Preto, São Paulo, que integram a equipe do Centro Avançado de Oftalmologia.

De acordo com o diretor executivo do Centro Avançado, Luciano Goulard, inicialmente a equipe estará realizando consultas oftalmológicas na capital,e posteriormente, o projeto itinerante será expandido às comunidades rurais e indígenas no interior do estado.

O objetivo principal do projeto é diminuir a incidência da catarata, uma das principais doenças mais comuns na região norte. A meta inicial prevê a realização de aproximadamente 3 mil cirurgias mensais até o final de 2011, diminuindo assim o déficit de cirurgias oftalmológicas na rede de saúde pública do Acre.

O programa implantado pelo governo estadual inspira-se no modelo implantado no Programa Saúde em Movimento do Estado da Bahia, que no intervalo de 11 meses realizou 227.351 mil consultas, com 42.673 mil cirurgias de catarata.

Segundo dados apresentados pela Secretaria de Saúde, das 250 cirurgias cuja realização aconteceria no período de setembro de 2010 e julho de 2011, apenas cinco foram realizadas. 

A dificuldade para a realização dos procedimentos decorre do reduzido quadro de profissionais médicos na especialidade oftalmológica no estado, que conta com apenas treze médicos credenciados junto ao SUS, dos quais 90% estão na capital, Rio Branco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.