Do UOL, em São Paulo - Quase 37% da população brasileira (36,6%) não tem condições de pagar suas dívidas, conforme mostram os dados do IEF (Índice de Expectativa das Famílias), divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Os dados mostraram que apenas 13,2% dos entrevistados acreditam que terão condições de honrar os compromissos, enquanto 47,8% responderam, em dezembro, que conseguiriam quitar parcialmente as contas.
Livrar-se das dívidas exige comprometimento e disciplina. É preciso que se faça um diagnóstico preciso da situação financeira da família e que todos se dediquem a cortar gastos. A dívida média das famílias brasileiras em dezembro foi de R$ 4.679,13, a quinta maior média mensal em 2011. O patamar mais alto foi atingido em fevereiro do ano passado (R$ 5.605,25).
Fonte: UOL
O problema é que liberaram geral crédito pra todo mundo, e as pessoas estão gastando o que não tem. Sem educação financeira, fazem merda. E o resultado está aí. Nosso crescimento (se é que pode ser chamado assim) é fictício, pois o pobre continua pobre. E mais ferrado ainda, pois tem um monte de tralhas que comprou sem poder e agora não pode pagar..
ResponderExcluir[]s