26 de jul. de 2012

AGENTES ALERTAM PARA INSTALAÇÃO DA MALÁRIA NA ÁREA URBANA DE RIO BRANCO




Um documento protocolado ontem (25) na Câmara Municipal de Rio Branco alerta os vereadores para a infestalação da malária na área urbana da cidade. O documento foi elaborado pelos agentes da vigilância epidemiológica do município Daniel Braga, Ziad Mota e Wenderson Queiroz. Eles denunciam o descaso dos serviços de prevenção e combate a malária, leishmaniose e a doença de chagas.

O alerta aponta casos positivos da malária registrados semanalmente na zona urbana da capital do Acre. Segundo os agentes, a prefeitura não vem realizando o serviço preventivo e nem de combate. O documento acusa a coordenadora da Vigilância, Mônica de Abreu Morais, de não permitir as ações por parte dos agentes que foram treinados para exercer os serviços.

- Como consequência disso, todos os agentes foram remanejados da função que exerciam – dizem os agentes.

Os agentes pedem providências no sentido de sensibilizar o prefeito Raimundo Angelim, da necessidade de se reestabelecer o serviço preventivo. “A inércia da coordenadoria poderá causar danos irreparáveis à saúde de nossos munícipes”, declaram os agentes.

Além da malária, na zona rural, os agentes apontam casos de leishmaniose e doenças de chagas. Relatam ainda que a prevenção no setor está abandonada. Um dos últimos casos confirmados de malária agravou a saúde da esposa de um jornalista em Rio Branco. A paciente, que pediu para não ter seu nome revelado, ficou nove dias internada em um hospital da capital. Um dos focos confirmados da doença é o bairro da Vila Acre e adjacências, no Segundo Distrito da capital.

Monica de Abreu não cumpriu ao chamamento verbal de autoria do vereador Raimundo Vaz, para comparecer na Câmara Municipal no último dia 12. O oficio foi recebido pelo gabinete da coordenação, no dia 04 de julho do corrente.

A coordenadora citada foi procurada ontem à tarde pela reportagem, mas segundo a atendente do setor ela estava em reunião. Não foi dado retorno à redação até a edição desta matéria.

No Estado, casos de malária foram reduzidos, diz o Ministério da Saúde

O Acre teve a menor redução do número de casos de malária na Amazônia e no Brasil de janeiro a outubro do ano passado, quando foram notificados no estado 17.176 casos contra os 28.125 casos registrados no mesmo período de 2010, com redução de 38,9%, percentual bem superior à queda de 23% observada em toda a região.

Os dados são do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.