30 de jul. de 2012

MULHER DE CARLINHOS CACHOEIRA TEVE QUE PAGAR R$ 100 mil DE FIANÇA

Andressa Mendonça

Justiça proíbe mulher de Cachoeira de falar com investigados

CARLA GUIMARÃES - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE GOIÂNIAA mulher do empresário Carlinhos Cachoeira, Andressa Mendonça, está proibida de entrar em contato com qualquer pessoa investigada na Operação Monte Carlo, o que inclui o próprio marido, preso em fevereiro pela Polícia Federal.


Ao todo, 81 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal à Justiça como supostos integrantes do esquema articulado pelo empresário.

Andressa ainda terá de pagar R$ 100 mil a título de fiança. A determinação faz parte de medida cautelar expedida pelo juiz federal Mark Yshida, também responsável pelo mandado de condução coercitiva de Andressa à PF e de busca e apreensão realizados na manhã desta segunda-feira (30) em Goiânia.

O mandado foi expedido no domingo (29) motivado por suposta "oferta de vantagem indevida" por parte de Andressa ao juiz federal Alderico Rocha, com a intenção de que Cachoeira fosse beneficiado na ação penal.

Segundo o delegado federal Sandro Paes Sandre, Andressa teria ido até o gabinete de Alderico Rocha na sexta-feira (27).

"Ele [o juiz] relatou o acontecimento ao Ministério Público Federal, que entendeu ser necessário a ordem de busca e apreensão e a condução coercitiva."

Segundo o juiz relatou ao Ministério Público, Andressa afirmou possuir um dossiê com informações desfavoráveis ao magistrado e ameaçou divulgá-lo caso ele não concordasse em revogar a prisão de Cachoeira.

A ação comandada pelo delegado Sandre iniciou às 7 horas e teve a participação de cinco policiais federais. Andressa estava em uma casa no condomínio Alphaville. A moradia fica no mesmo condomínio, mas não é a mesma em que Cachoeira foi preso e que pertenceu ao governador de Goiás, Marconi Perillo.

Segundo o delegado, Andressa ainda estava dormindo e "ficou surpresa". Ela estava sozinha.

Na casa, que é alugada segundo relatos de Andressa ao delegado, foram apreendidos dois computadores, dois iPads, um aparelho celular e documentos manuscritos.

Pela manhã Andressa foi ouvida pelo delegado Raul Alexandre Marques. Por volta das 12h10, o advogado identificado como Arinilson Mariano deixou a sede da PF com a bolsa de Andressa.

Cinco minutos depois, Andressa deixou o prédio e, assim como o advogado, entrou no carro sem responder os questionamentos dos jornalistas.

O delegado Sandre informou que o juiz concedeu prazo de três dias para Andressa realizar o depósito do valor estipulado como fiança. Sandre explica que a exigência é permitida com base na nova lei de fianças, com a alteração do Código de Processo Penal.

Se Andressa não cumprir as determinações judiciais poderá ter a prisão preventiva decretada. O mandado de caráter impeditivo, que proíbe o contato dela com investigados na Monte Carlo permanece.

AMEAÇAS

O juiz Alderico Santos assumiu o caso depois que o titular da ação, Paulo Augusto Moreira Lima, pediu para ser substituído.

Lima, responsável pela Operação Monte Carlo e que determinou a prisão de Cachoeira no fim de fevereiro, pediu para deixar o processo após relatar ter sofrido ameaças.

"É de gravidade qualificada. Não se pode ameaçar, do ponto de vista da integridade física, moral ou psicológica, nenhum julgador e sua família. Diante da gravidade incomum dos fatos, a corregedora nacional de Justiça está à frente da apuração dos fatos", afirmou o juiz em ofício.

O primeiro substituto, Leão Aparecido Alves, não assumiu por razões de foro íntimo, por ter relação próxima com um dos denunciados

José Olímpio de Queiroga Neto, um dos presos, acusado de comandar exploração de jogos ilegais no entorno do Distrito Federal, foi padrinho de casamento de Leão, quando o juiz atuava como advogado em Brasília.

ANDRESSA

Andressa diz que iria se casar com Cachoeira quando ele foi preso durante a Operação Monte Carlo, em 29 de fevereiro deste ano.

Em entrevista à Folha em abril, disse que o "noivo" se considera um preso político e que teria muito a falar, o que ainda não aconteceu.

Em sessão da CPI no Congresso que investiga o caso, Andressa chamou a atenção pela beleza e por exibir roupas de marcas famosas, sendo chamada de "musa da CPI".

Ela, inclusive, foi convocada para prestar depoimento a deputados e senadores da comissão no próximo dia 7 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.