7 de mai. de 2016

COMISSÃO NO SENADO APROVA RELATÓRIO QUE PEDE IMPEACHMENT DE DILMA


Por 15 votos a 5, relatório de Anastasia é aprovado na comissão


Ed Alves/ CB / DA. Press - A comissão especial do impeachment do Senado aprovou, na tarde desta sexta-feira (6/5), por 15 x 5 votos, o parecer do relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que recomenda o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). O relatório deve ser lido na próxima semana no plenário da Casa. A expectativa é de que a peça seja lida na próxima segunda-feira (9/5) e a votação ocorra na próxima quarta-feira (11/5).

Se aprovada em plenário, a admissão do processo de impeachment afastará do cargo a presidente, por até 180 dias, até o julgamento do mérito do processo pela Casa. Durante este período, quem assume a presidência da República é o vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Posicionamento
Os partidos que encaminharam voto favorável à continuidade do impeachment foram: DEM, PTB, PSDB, PPS, PSB, PMDB, PSD, PP, PR, PSC e PV.  O presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), disse que só votaria em caso de empate. Como a maioria dos deputados aprovaram o relatório, Lira não manifestou seu posicionamento sobre o processo.

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) passou mal, precisou de atendimento médico e não conseguiu votar. No lugar dela, o suplente Hélio Jose (PMDB-DF) deu parecer positivo ao prosseguimento do impeachment.

Bate-boca
O início da sessão foi marcado por bate-boca entre os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Cássio Cunha Lima (PSDB-MG). O senador tucano afirmou que levaria Lindbergh ao Conselho de Ética por insinuar que Aécio Neves defende corte de direitos trabalhistas.

No fim da comissão, Lira declarou: "Cumprimos nosso objetivo. Tenho certeza que a população brasileira entendeu o nosso trabalho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.