20 de abr. de 2017

Teste em ratos mostra que cordão umbilical pode ser útil contra o Alzheimer


Descoberta abre portas para o desenvolvimento de um remédio que evite a degeneração de neurônios humanos


Vilhena Soares - A incidência de casos de Alzheimer aumenta consideravelmente à medida que a população envelhece — atingida a faixa dos 60 anos, a cada cinco, a taxa de pacientes dobra. Os tratamentos para essa doença neurodegenerativa, porém, não têm surgido com a mesma velocidade, apesar dos esforços de cientistas. Um grupo dos EUA tenta contê-la apostando em substâncias existentes antes mesmo do nascimento dos indivíduos: proteínas do cordão umbilical humano. Segundo eles, os resultados positivos obtidos em testes com ratos abrem a possibilidade para o desenvolvimento de medicamentos. Os resultados foram publicados na última edição da revista britânica Nature.
  
Os pesquisadores foram motivados a investigar o assunto após outros estudos científicos indicarem propriedades terapêuticas de substâncias presentes no cordão umbilical. “Um artigo publicado na Nature em 2005 demonstrou que o sangue presente nesse anexo poderia rejuvenescer o músculo esquelético envelhecido. Estudos cerebrais também mostraram que aspectos do envelhecimento cerebral podiam ser revertidos pela exposição a ‘sangue jovem’. Por isso, ficamos interessados em identificar quais moléculas eram responsáveis por esses efeitos surpreendentes”, conta ao Correio Joseph Michael Castellano, um dos autores do novo estudo e pesquisador da Universidade de Stanford.

No experimento, ratos idosos receberam injeções de plasma retirado do cordão umbilical humano. Após alguns dias de tratamento, as cobaias passaram a obter melhores resultados em testes de aprendizagem, memória e plasticidade sináptica (a capacidade do cérebro de mudar e se adaptar a novas informações). Os investigadores analisaram o cérebro dos roedores e identificaram a proteína tecido inibidor de metaloproteinases 2 (TIMP2) como responsável pelo efeito benéfico. “Não temos certeza do mecanismo pelo qual a TIMP2 melhorou a cognição nos camundongos idosos após o tratamento. Com base nos nossos resultados, a proteína parece aumentar a plasticidade sináptica”, diz Castellano.

Os pesquisadores acreditam que a TIMP2 e outras proteínas presentes no cordão umbilical podem ser usadas no desenvolvimento de terapias que tratem doenças neurodegenerativas. “Nossos achados têm implicações para limitar o declínio cognitivo no envelhecimento e também no contexto de distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer. Estamos apenas começando a perceber que moléculas no sangue podem ser importantes para a forma como o cérebro responde ao envelhecimento e a doenças como a demência”, ressalta o autor.

Para Arthur Sousa, neurologista do Hospital Brasília, o estudo explora um segmento da saúde humana que precisa avançar. “Tem muito tempo que não temos uma novidade nessa área. As medicações que usamos para o tratamento do Alzheimer são voltadas apenas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, não temos meios que modifiquem essa deterioração. O que esses pesquisadores mostram pode ter esse objetivo, essa proteína se mostra promissora na proteção do hipocampo, região ligada à memória e ao aprendizado que se mostra deteriorada em casos de Alzheimer”, destaca o médico, que não participou do estudo.

Prevenção

Otimistas com os resultados obtidos, os cientistas ressaltam que muito ainda precisa ser desvendado até que a proteína estudada possa ser usada em tratamentos com humanos. “Eu gostaria de identificar o mecanismo pelo qual a TIMP2 provoca melhorias na aprendizagem, memória e plasticidade sináptica. Além disso, gostaria de avaliar a possibilidade de ela poder desempenhar algum papel na patologia da doença de Alzheimer”, diz Castellano.

Para Sousa, se chegar à clínica, o trabalho norte-americano poderá ser uma ferramenta de prevenção da demência, aliada ao diagnóstico precoce. “Sabemos que as doenças neurodegenerativas podem estar presentes mesmo 20 anos antes dos sintomas aparecerem e, para identificarmos isso, são necessários exames de imagem, como o de ressonância magnética, que mostram a perda de proteínas como a beta-amiloide. Dessa forma, o tratamento pode ser iniciado antes de surgirem os sintomas. Quem sabe com remédios criados com base em moléculas, como a desse estudo americano, seja possível impedir essa perda.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.