4 de abr. de 2019

Drone à prova d’água é testado para emprego nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário em Sergipe


Demonstração do Swell Pro 3 para militares da Capitania dos Portos de Sergipe e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

No dia 21 de março, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) participou de uma demonstração de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA, como denominada pela Força Aérea Brasileira) à prova d’água, para avaliar a sua utilização em proveito das ações de fiscalização do tráfego aquaviário. A ação contou com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que acompanharam a demonstração.

O emprego de RPAs por órgãos de segurança do estado de Sergipe começou a ser estudado em 2018, objetivando seu uso em atividades como salvamentos e fiscalização. A CPSE tem pessoal habilitado e equipamento hábil para executar esse tipo de ação, mas ainda não havia testado um drone à prova d’água.

O equipamento demonstrado, o Swell Pro 3, permite o acompanhamento e monitoramento de pequenas áreas marítimas, fornecendo uma visão panorâmica e atualizada da região, que otimiza o emprego das equipes de inspeção naval durante a fiscalização para identificar possíveis embarcações infratoras. A RPA testada é capaz de pousar e decolar na água, podendo ser operada a partir de uma embarcação de pequeno porte, o que melhora a capacidade de monitoramento da área inspecionada, bem como o acompanhamento de acidentes ambientais de interesse da Autoridade Marítima, garantindo assim maior capacidade na atuação das equipes de inspeção naval no mar.

Durante os testes, também foi observada a capacidade de transportar um colete salva-vidas, que possibilitaria o salvamento de um náufrago, durante Operações de Busca e Salvamento (SAR).

Capitania dos Portos de Sergipe testa pouso e decolagem do Swell Pro 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.