22 de jun. de 2020

Índia ordena prontidão à Forças Armadas para guerra com a China se negociações fracassarem


Tropas especializadas de Montanha seriam as primeiras a receberem reforços e a se engajarem 
em um eventual confronto com a China na região contestada. Imagem ilustrativa via ANI Photo/India National Army.

DEFESA TV - O governo da Índia determinou às suas Forças Armadas que façam compras de emergência para suas reservas de guerra após o crescente atrito com a China ao longo da Linha de controle real (LAC), que é a longa fronteira disputada entre Índia e China. Além disso, a Marinha da Índia também recebeu autorização para implantar seus ativos perto do Estreito de Malaca e, se necessário, em qualquer outro lugar do Indo-Pacífico para combater os chineses, informou o India Economic Times .

Isso se segue ao primeiro conflito sangrento entre as duas potências asiáticas pela primeira vez em 40 anos, com a morte de dezenas de militares da Índia e da China ao longo de uma fronteira contestada de ambos os países no Himalaia. A situação ocorreu após uma reunião diplomática fracassada no vale do rio Galwan, que fica na região de Ladakh, no Himalaia.

O Times da Índia corroborou as reivindicações do Economic Times, afirmando que as forças indianas estão em “alerta de guerra”.

A Força Aérea Indiana (IAF) também está buscando um aval para comprar 33 aviões de caça da Rússia, segundo relatos. Estes incluirão 12 caças Sukhoi 30 MKI e 21 caças Mig-29.

A TMU informou anteriormente que os dois países, Wang Yi e o diplomata indiano Subrahmanyam Jaishankar, agora discutiram a situação por telefone, com os dois chegando a um acordo de que o atrito precisa “esfriar”.

Enquanto as coisas até agora se acalmaram de acordo com a China, a Índia ainda está em alerta para possíveis respostas. O Hindustan Times também relata que a China iniciou ataques cibernéticos contra a infraestrutura indiana, incluindo sites de informações governamentais e serviços financeiros como caixas eletrônicos.

A China afirmou que a situação geral era “estável e controlável”, na quinta-feira, por meio de seu porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

“Acreditamos que, guiados pelo importante consenso alcançado entre os dois líderes, China e Índia podem lidar adequadamente com a situação atual, defender conjuntamente a paz e a estabilidade nas áreas de fronteira e garantir um desenvolvimento sólido e constante das relações bilaterais”, Ministério das Relações Exteriores O porta-voz Zhao Lijian disse em uma coletiva de imprensa.

Lijian acrescentou que os dois lados estão em estreita comunicação para resolver os problemas por meio de canais diplomáticos e militares, disse o porta-voz a repórteres.

“Como os dois maiores países em desenvolvimento e economias emergentes do mundo, China e Índia têm interesses muito mais comuns do que diferenças. Os dois lados devem seguir o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países e garantir que as relações China-Índia sigam na direção certa, de acordo com os interesses e expectativas de ambas as nações ”, afirmou Zhao.



No entanto, o porta-voz da China ainda culpou a Índia pelo conflito, afirmando:

“Tudo aconteceu porque as tropas da linha de frente da Índia, violando o acordo alcançado na reunião de nível de comandante, cruzaram novamente a Linha de Controle Real para provocação deliberada e até atacaram violentamente os oficiais e soldados chineses que foram ao terreno para negociação, desencadeando ferozes conflitos físicos e causando baixas ”, acrescentou Zhao.

De acordo com o Hindustan Times , delegações indianas e chinesas, lideradas por grandes generais, se reuniram na quinta-feira perto do ponto de patrulha 14 no vale de Galwan como parte de compromissos militares para dissipar as tensões na fronteira disputada. Esta foi a sétima reunião entre o major-general Abhijit Bapat, comandante da Divisão de Infantaria da sede 3 de Karu, e seu colega chinês desde o início do impasse no início de maio, e o terceiro após o confronto de segunda-feira à noite que deixou 20 soldados indianos mortos.

O The Guardian relata que a China libertou 10 soldados indianos após um acordo sobre a libertação ter sido alcançado nas principais negociações de nível geral entre o Exército Indiano e o Exército de Libertação Popular da China. A China usou ainda seu mainstream apoiado pelo Estado, o ‘Global Times’, para ameaçar a Índia com a pressão militar da China, Paquistão e até do Nepal na quarta-feira, se as tensões na fronteira aumentarem.

O Global Times citou um especialista do Instituto de Relações Internacionais da Academia de Ciências Sociais de Xangai, Hu Zhiyong, em seu editorial unilateral e tendencioso, afirmando:

“A Índia se envolveu em disputas fronteiriças com China, Paquistão e Nepal ao mesmo tempo. Como o Paquistão é um parceiro estratégico confiável da China e o Nepal também tem laços estreitos com a China, e ambos são parceiros-chave da Iniciativa do Cinturão e Rota, proposta pela China, se a Índia aumentar as tensões nas fronteiras, poderá sofrer pressão militar de dois ou mais países. até três frentes, que estão muito além da capacidade militar da Índia e isso pode levar a uma derrota desastrosa para a Índia. ”

No domingo passado, o Exército de Libertação do Povo Chinês realizou exercícios militares em condições de alta altitude com carros de combate (tanques) antes do incidente com a Índia na segunda-feira, informou o Diplomat .

A OTAN respondeu com a representante dos EUA Kay Bailey Hutchison, afirmando que a China está sendo vigiada pelo Ocidente devido à crescente agressão a vizinhos como o Japão e a Índia e outros territórios como Taiwan. Hutchison insistiu que “está muito mais na nossa tela de radar, e acho que deveria ser porque deveríamos avaliar o risco, esperar o melhor, mas nos preparar para o pior”

Hutchison comentou que “Então, sabemos que a China tem capacidade para competir em igualdade de condições, e estamos pedindo que eles façam isso, mas também estamos atentos ao comportamento deles no Mar da China Meridional, militarizar ilhas que eles disseram que nunca seriam feitas, assim como a repressão a Hong Kong. ”

Quando a representante foi perguntada se havia um confronto militar real no horizonte, ela respondeu: “Acho que a Otan está agora olhando para o Oriente”.

Um porta-voz do presidente dos EUA, Donald Trump, disse que “não tem planos formais” para mediar entre a Índia e a China.

“Não há planos formais“, disse Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, a repórteres, mas disse que Trump está “ciente” e monitorando a situação tumultuada.

A mídia indiana informou que um total de 20 soldados indianos foram mortos na briga no início desta semana, citando o número de uma autoridade militar, enquanto as vítimas do lado chinês permanecem incertas. Fontes de inteligência dos EUA especularam, no entanto, que pelo menos 35 soldados foram mortos na China durante a disputa corpo a corpo com barras de ferro, pedras e tacos.

No entanto, embora o conflito com a China possa estar terminando, outra escalada aconteceu desde então com o Paquistão. Quando isso aconteceu, o Paquistão acusou a Índia de bombardeios “não provocados” na região disputada da Caxemira, o que resultou na morte de quatro civis.

Observação importante: Devido a fatores desconhecidos muitos sites governamentais indianos não estão acessíveis de alguns pontos da Europa ocidental, o que torna dificil até o momento obter informações detalhadas oficiais das fontes governamentais indianas. Nossa melhor referencia tem sido o cruzamento de informações com contatos pessoais na India e com agências européias confiáveis.

Com informações e textos parciais STF Analisys & Intelligence, India Times, The Economic Times (India), The Times of India, The Diplomat, AFP, Reuters via redação Orbis Defense Europe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.