14 de jun. de 2020

Taiwan intercepta caças chineses em seu espaço aéreo

                             Luiz Padilha
Caça chinês J-11 (Su-27 ) Foto sgt. D. Myles Cullen

Joseph Ditzler - Taiwan informou que interceptou vários caças chineses na terça-feira, no mesmo dia em que um avião de transporte militar dos EUA sobrevoou a ilha, de acordo com o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan.

Os caças chineses “entraram brevemente no espaço aéreo do sudoeste de Taiwan” e foram interceptados naquela manhã, disse uma declaração do ministério na terça-feira. O ministério disse que sua aeronave tinha “transmitido avisos” para os “Su-30 Flankers” (J-11 variante do Su-27 russo) dentro da zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, ou ADIZ.


O site de notícias Focus Taiwan disse que o ministério emitiu essa declaração às 12h30. No mesmo dia, um avião de transporte C-40A Clipper dos EUA, uma variante militar do avião comercial Boeing 737- 700C, sobrevoou a ilha com permissão e sem aterrissagem, de acordo com uma declaração do ministério. A mídia de Taiwan citando rastreadores de voos on-line informou que o voo dos EUA se originou em Okinawa às 8:53 da manhã. Não está claro se os voos militares dos EUA e da China estavam vinculados.

A 18ª ala da Força Aérea na Base Aérea de Kadena, Okinawa, não respondeu imediatamente a um pedido por e-mail de informações adicionais na quinta-feira. A Boeing constrói Clippers para a Marinha dos EUA, de acordo com o site da empresa.

O Taiwan News escreveu na terça-feira que os jatos militares dos EUA raramente voam sobre o espaço aéreo de Taiwan, preferindo voar em águas internacionais ao redor da ilha. A declaração do ministério não identificou o tipo ou número de suas próprias aeronaves envolvidas. “Nossas aeronaves de reconhecimento aéreo e de patrulha assumiram o controle total da aeronave e as afastaram ativamente da área de resposta”, afirmou o comunicado. Um ADIZ é uma área definida que se estende além do território nacional, onde aeronaves não identificadas podem ser interceptadas antes de cruzarem para o espaço aéreo soberano.

FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.