16 de jun. de 2020

Confronto na fronteira entre China e Índia deixa ao menos três militares indianos mortos

Comboio do Exército indiano se move na região da Caxemira - Foto Danish Ismail
Luiz Padilha/REUTERS – Escaramuças em uma região disputada na fronteira entre a Índia e a China deixaram três militares indianos mortos e um número não especificado de vítimas do lado chinês, informaram as potências asiáticas nesta terça-feira (16).

As tensões vêm crescendo nas últimas semanas no vale do rio Galwan, na região dos Himalaias, com os dois lados trocando acusações de avanços sobre a fronteira.

Segundo as autoridades indianas, o enfrentamento aconteceu na noite de segunda-feira (15), e militares dos dois países se reuniram para tentar acalmar a situação.

“Isso é extremamente, extremamente sério, isso vai contaminar qualquer diálogo que estivesse acontecendo, disse o ex-comandante do Exército indiano D. S. Hooda.

O porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que as tropas indianas atravessaram a fronteira e “provocaram e atacaram os chineses, o que gerou um grave confronto”.

Trata-se do primeiro enfrentamento com vítimas fatais em mais de três décadas entre as Forças Armadas dos dois países, detentores de armas nucleares. A Índia e a China travaram uma guerra pelo controle da região de fronteira em 1962.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.