30 de jun. de 2020

Luto pelo Falecimento do Sr. João Francisco da Silva, último ex-combatente da FEB da Guarnição Federal de Bagé/RS



Marcelo Barros   - Na madrugada de 29 de junho, travou sua derradeira batalha o 2º Tenente João Francisco da Silva, com 96 anos de idade, último dos trinta e três bajeenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, contava com 20 anos e servia no 12º Regimento de Cavalaria, em Bagé, hoje 3º Batalhão Logístico, momento em que foi voluntário para integrar o contingente da FEB. Ato contínuo embarcou no trem até Rio Grande, seguindo de navio para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por três meses em intenso treinamento. Ao fim da preparação, o então Soldado João Francisco embarcou para a Itália, aportando em Nápoles após quinze dias de viagem.

Em território inimigo, demonstrou o valor do soldado brasileiro, perpetrando atos de bravura e coragem, atos estes, que inclusive salvaram vidas de compatriotas.

O Sr João Francisco retornou a Bagé em 1945, após o fim da guerra, momento em que constituiu família, deixando o legado de sete filhos. Desempenhou diversas atividades para sustentar seus filhos, inclusive mais de doze anos de serviços no próprio Hospital de Guarnição de Bagé.

Deixará saudade sua presença, constante, nos palanques das formaturas desta Brigada de Cavalaria. Nossa última continência ao herói bageense Sr João Francisco.

Fonte: 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.