28 de out. de 2020

Grécia poderá receber os F-35As que seriam destinados à Turquia

Caça F-35A Lightning II que seria entregue para Força Aérea da Turquia, durante testes de voo nos EUA

Fernando Valduga - A Grécia poderá receber seis jatos furtivos F-35A originalmente construídos para a Turquia antes de sua retirada do programa, dias depois que os militares turcos conduziram os testes dos sistemas de mísseis S-400 comprado da Rússia.

Os Estados Unidos e a Grécia concordaram com a venda de 20 caças F-35s durante a visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, a Atenas no início deste mês. Destes, seis serão comprados em 2022, informou o jornal grego Estia em 19 de outubro.

Em 16 de outubro, a Turquia conduziu o primeiro teste do sistema de defesa aérea S-400 (ADS) de sua instalação de teste de mísseis na província de Sinop, no Mar Negro, onde foi entregue no início deste mês com drones Banshee britânicos para uso como alvos.


As tensões EUA-Turquia dispararam depois que este último comprou os sistemas S-400 da Rússia por US$ 2,5 bilhões em 2017. As tentativas de Washington de persuadir Ancara a abandonar os sistemas foram em vão. Logo depois que a Rússia começou a enviar os S-400s para a Turquia em julho de 2019, os EUA retiraram o nome da Turquia da lista de parceiros do programa F-35 e se recusaram a vender os jatos, 100 dos quais Ancara planejava comprar.

A Força Aérea Grega já opera com caças da Lockheed Martin, os F-16

Além disso, os EUA estão pensando em realocar a Base Aérea de Incirlik, na Turquia, para a ilha grega de Creta, segundo relatórios. Os aliados da OTAN contam com a base como um ponto de passagem para o acesso ao Oriente Médio.

No entanto, um mês antes, o porta-voz do Pentágono, tenente-coronel Thomas Campbell, disse à Agência Anadolu: “Os Estados Unidos operaram na Base Aérea de Incirlik por décadas a convite do governo turco, e nossa presença contínua ali demonstra o relacionamento forte e contínuo entre os Estados Unidos Estados e nosso Aliado da OTAN, Turquia.”

A Força Aérea Grega também planeja adquirir 18 jatos de combate Rafale da França, além de outros equipamentos militares importantes. A modernização de 10 jatos Mirage, com a compra de dois submarinos Tipo 214 e quatro fragatas da Alemanha, mísseis Spike e drones de Israel, também está prevista.

O conflito Turquia-Grécia remonta a quatro décadas atrás. Em julho de 1974, a Turquia invadiu Chipre para esmagar um golpe militar apoiado pela Grécia. Desde então, continua a reivindicar a separatista República Turca do Norte de Chipre, um estado de fato situado na parte nordeste da ilha. A Turquia exige autoridade e uma parte das receitas geradas pelas reservas de gás para os cipriotas turcos.

Por outro lado, a Grécia apoia a República de Chipre e insiste para que os cipriotas turcos recebam a sua parte das receitas apenas após a reunificação da ilha.

A Turquia retomou a exploração de energia no disputado Mar Mediterrâneo Oriental no início deste mês, depois que a Grécia e o Egito assinaram o controverso acordo do Projeto do Oleoduto EastMed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.