20 de out. de 2020

Russos na fronteira entre Brasil e Venezuela

A presença de soldados russos que participam em exercícios militares na Venezuela causa tensão entre Caracas e Brasília

Baterias de mísseis antiaéreos S-125 Pechora 2M e S-300, da Venezuela

Aumenta a tensão na fronteira entre a Venezuela e o Brasil com a chegada de soldados russos que participam em exercícios militares junto a forças do regime chavista”, escreveu o site argentino Infobae.

Segundo o portal, “dias depois da Operação Amazonas, em que o gigante sul-americano Brasil realizou manobras inéditas com mais de 3.500 soldados, Caracas desdobrou tropas no estado de Bolívar sem esclarecer o motivo da presença estrangeira”.

“Um grupo de russos chegou ao território da Gran Sabana, no estado de Bolívar, próximo da fronteira com o Brasil, em 09 de outubro de 2020, após o Brasil avançar, entre 04 e 23 de setembro, a Operação Amazonas, que incluiu o lançamento de foguetes com alcance de até 80 quilômetros, através dos novos lançadores (…) Astros Mk6, de fabricação local”, explica-se.


Segundo o Infobae, as autoridades terão insistido junto da população local “que os brasileiros violaram o território venezuelano e com ele a soberania” da Venezuela, o que terá motivado o envio de tropas para a zona, com os soldados russos e venezuelanos a realizarem constantes exercícios militares.

“Os oficiais das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas [da Venezuela] têm dito aos seus subordinados que a [recente] visita do Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ao estado [brasileiro] de Roraima, teve como objetivo principal derrubar Nicolás Maduro [Presidente da Venezuela] e por esta razão foram tomadas medidas de proteção territorial, o que justifica a presença de militares russos”, pode ler-se.

Segundo o Infobae, atualmente, as relações diplomáticas entre o Brasil e a Venezuela não são “cordiais” e não é a primeira vez que as tensões sobem entre ambos países.

Em finais de 2019, um grupo de militares venezuelanos que participaram num assalto a instalações militares do estado de Bolívar, de onde subtraíram quase uma centena de armas, teriam escapado para território brasileiro, até Mato Grosso.

As forças de segurança da Venezuela teriam entrado, sem sucesso, em território brasileiro com intenções de capturar os militares venezuelanos.

FONTE: Mundo ao Minuto / Agência Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.