29 de out. de 2020

Agência Espacial Brasileira fecha parceria para produção de constelação de satélites

Uma comitiva da Agência Espacial Brasileira esteve em Santa Catarina para se reunir com a Defesa Civil e outras instituições do estado com foco na criação e fabricação da constelação de 13 satélites chamada Catarina. O objetivo é que os satélites previstos na constelação possam ajudar na prevenção de desastres naturais, e no aprimoramento do processo de agricultura de precisão, entre outras possibilidades.

“Há uma grande expectativa de que esta constelação possa ser iniciada já em 2021, para levar diversos benefícios à sociedade brasileira”, afirma o presidente da AEB. Carlos Moura. O diretor de Governança do Setor Espacial, Cristiano Trein, reforça a informação de que “Santa Catarina é um grande polo de desenvolvimento tecnológico com capacidade para produzir artefatos espaciais de diversos pesos e tamanhos”.  

A parceria com a AEB envolve o Governo de Santa Catarina, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras organizações. A missão faz parte da agenda da Frente Parlamentar para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB), presidida pelo Deputado Federal Daniel Freitas (PSL/SC)

Freitas ressalta que “o povo de Santa Catarina merece participar de uma parceria como essa, entre as várias possibilidades oferecidas pelo Programa Espacial Brasileiro, que certamente ajudarão no planejamento e nas ações de prevenção contra desastres naturais”. Na agenda construída para os dias 28 a 30 de outubro, constam reuniões no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, no Sapiens Parque e na Federação das indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Participaram das reuniões o presidente da AEB, Carlos Moura; o diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Cristiano Trein; o presidente da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro, deputado Daniel Freitas (PSL/SC); o diretor do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Aldo Baptista Neto; o diretor-presidente  do Sapiens Parque, Marcos de Sousa Sabino; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Mário Cezar de Aguiar, entre outras autoridades e especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.