30 de out. de 2020

Reino Unido impede a Coreia do Sul de vender jatos FA-50 para a Argentina

Fernando Valduga - O Reino Unido barrou efetivamente a venda do jato sul-coreano FA-50 Fighting Eagle para a Argentina, com a fabricante KAI informando à nação sul-americana que não poderia fornecer peças de fabricação britânica para o caça leve e jato de ataque.

Em uma carta datada de 28 de outubro, um alto funcionário da Korea Aerospace Industries (KAI) disse ao embaixador da Argentina na República da Coreia que o FA-50 não pode ser exportado devido ao embargo de armas do governo do Reino Unido ao país. Como Gerente Sênior e Chefe KAI do Departamento de Estratégia de Negócios Internacionais, Martin Chun, observou em sua carta ao Embaixador Alfredo Carlos Bascou, que o FA-50 inclui seis componentes principais que vêm do Reino Unido.

“Lamentamos informar que o problema da licença de exportação do Reino Unido não foi resolvido até o momento. Embora a KAI ainda não tenha encontrado uma solução, a KAI está fazendo um esforço razoável para resolver este problema do da licença de exportação do Reino Unido”, disse a carta publicada online.

A KAI não respondeu a um pedido de confirmação até o momento da publicação, enquanto uma fonte argentina familiarizada com a aquisição disse que acreditava que a carta era genuína.

Na metade do mês passado, a Argentina teria avançado na negociação para compra de 10 jatos FA-50 durante conversa entre os presidentes na reunião de cúpula do G20 no Japão. Oito jatos deveriam ser adquiridos em 2019 e outros dois em 2020. O acordo, avaliado em US$ 200 milhões, ficou emperrado este ano devido a crise da pandemia COVID-19.

Os jatos FA-50 estão sendo avaliados pela Argentina para substituir os atuais A-4AR Fightinghawks  Os pilotos argentinos chegaram a experimentar os jatos sul-coreanos em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.