21 de out. de 2020

UPL debate uso seguro de defensivos em novo episódio do Caminhos do Agro


A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, será protagonista no debate sobre 'agro seguro' que acontecerá hoje 21 de outubro, no sexto episódio da websérie Caminhos do Agro SP. A empresa, de origem indiana, destacará o programa Aplique Bem, que ao longo de 13 anos tem treinado produtores rurais sobre a aplicação segura de defensivos nos diferentes cultivos, ajudando a racionalizar o uso desses produtos e proteger o meio ambiente. 

"O programa Aplique Bem, que até agora treinou mais de 72 mil pessoas no país, conta com cinco laboratórios móveis – sendo um exclusivo para o Estado de São Paulo – e já foi implantado em outros países, como Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana e República do Mali", conta o presidente da UPL Brasil, Fabio Torretta, que participará do episódio ao lado do secretário paulista da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira. 

O Aplique Bem foi criado por iniciativa do Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a UPL. O modelo adotado para os treinamentos dos agricultores é inédito no Brasil e totalmente gratuito. "Em vez de levarmos os agricultores e funcionários para a sala de aula, levamos a sala de aula até eles", afirma o doutor em tecnologia de aplicação Hamilton Ramos, pesquisador científico do IAC e coordenador técnico do programa. Ele também participará do episódio. 

De acordo com Ramos, esse modelo de treinamento não só aumenta a participação dos trabalhadores como permite a prática para melhor fixação do aprendizado. "Também não fazemos turmas maiores que 20 pessoas para não comprometer a qualidade do conteúdo", explica. O projeto também foca na utilização correta de equipamentos de segurança individual (EPI) e no manejo de máquinas agrícolas, em especial os pulverizadores. 

"Ao disseminar conhecimento para ajudar no melhor uso da tecnologia e na aplicação adequada de produtos agrícolas, estamos contribuindo para a produção de alimentos seguros e de qualidade – uma demanda global que cresce constantemente. Além disso, estamos otimizando a produção e diminuindo gastos, aos mesmo tempo em que proporcionamos mais segurança para quem aplica e menos impactos ao meio ambiente", destaca Fabio Torretta. 

Extensionistas rurais 

O programa Aplique Bem será responsável pelo treinamento dos 400 extensionistas rurais do Estado de São Paulo, que atendem a pequenos produtores do interior. A iniciativa foi tema de um protocolo de intenções assinado no ano passado pela Secretaria da Agricultora, o IAC e a UPL. Por meio dessa parceria, os produtores rurais terão acesso a um treinamento com profissionais com altíssimo conhecimento técnico. 

Caminhos do Agro 

A websérie Caminhos do Agro é realizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, em parceria com a UPL e outras empresas. Os episódios serão transmitidos pelos canais do YouTube da TV Cultura (https://www.youtube.com/cultura) e da pasta (https://www.youtube.com/agriculturasp). 

O projeto tem 10 episódios que mostrarão iniciativas, projetos, pesquisas e ações que contribuem para que o produtor paulista tenha uma produção cada vez mais eficiente e sustentável para abastecer o mundo. A UPL será a participante central em mais dois episódios, além do que aborda o agro seguro: mercado (4 de novembro) e consumo (18 de novembro). 

A UPL também participará de quatro lives sobre culturas específicas. A primeira foi sobre cana, em setembro. Em 28 de outubro, será a vez da citricultura. A olericultura – o cultivo de legumes – estará em pauta no dia 25 de novembro. Por fim, em 9 de dezembro, será a vez de abordar a soja.  

Sobre UPL 

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US $ 5 bilhões. Como uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 13.600 registros. Com presença em mais de 130 países e mais de 10.000 colaboradores globalmente, atuamos em cerca de 90% da produção de alimentos em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para todos os ciclos dos cultivos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.