26 de out. de 2020

EUA doará dois caças F-16 Block 70 para Bulgária

Fernando Valduga - Os Estados Unidos concederão à Força Aérea Búlgara dois jatos de combate F-16 Bloco 70 desativados para serem usados ??em treinamento, disse a Embaixada dos EUA em Sofia.

“A pedido do governo da Bulgária, essas duas unidades serão transferidas por meio do programa de Artigos Excedentes de Defesa (EDA) do Departamento de Defesa dos EUA para uso como auxílio de treinamento e ferramentas de familiarização geral para o pessoal da Força Aérea Búlgara”, disse a embaixada em um comunicado anterior esta semana.

A concessão está sujeita à aprovação do Congresso dos Estados Unidos.

A doação dos caças segue a recente compra da Bulgária de oito jatos F-16 Block 70 dos EUA – um passo essencial para a modernização das forças armadas da Bulgária, que traz recursos incomparáveis ??para apoiar a missão de segurança conjunta dos EUA e da Bulgária na região do Mar Negro, a embaixada notou.

No ano passado, a Bulgária concordou e pagou integralmente pela compra de US$ 1,2 bilhão (1 bilhão de euros) de oito caças F-16 Block 70 dos Estados Unidos. O negócio prevê a entrega de seis jatos F-16 monopostos e duas aeronaves biplaces a serem utilizadas para treinamento, bem como fornecimento de armas para os jatos.

No mês passado, o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Borissov, disse que o governo está considerando a aquisição de mais oito caças F-16 Bloco 70, bem como sistemas de radar e outros equipamentos de defesa.

Fonte: SeeNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.