Diego Alves - O periódico britânico UK Defense Journal divulgou ontem que o governo chileno está interessado em aeronaves E-3D Sentry, recentemente aposentadas pela Royal Air Force (RAF).
O Reino Unido originalmente operou sete aeronaves do tipo. Em dezembro de 2020, apenas três permaneciam em serviço depois que um foi retirado de serviço ainda em 2009 para ser usado como fonte de peças.
Um E-3D Sentry com seu característico radar no dorso da aeronave.
Uma das aeronaves já foi vendida para os Estados Unidos, para ser usada como um treinador dedicado, apoiando sua frota de comunicações aéreas e postos de comando E-6B Mercury.
“Não se sabe quantas aeronaves o Chile pretende comprar, mas disseram que será mais de um”.
A variante ‘E-3D’ possui motores CFM56 e algumas “modificações britânicas” e foi designada localmente de Sentry AEW.1 . As modificações incluíram a adição de uma sonda de reabastecimento, pods ESM nas pontas das asas, uma capacidade de vigilância marítima aprimorada, oferecendo ‘Processamento de varredura e varredura marítima’, além de rádios JTIDS e Havequick 2.
A frota de aeronaves de alerta antecipado aéreo E-3 Sentry da RAF foi aposentada em setembro de 2021 sendo substituídas pelo moderno E-7 Wedgetail somente em 2023. Até a entrada em serviço das novas aeronaves, o Reino Unido contará com a Força de Controle e Alerta Aéreo Aéreo da OTAN para preencher a lacuna.
O plano, anteriormente, era de aquisição de cinco aeronaves Wedgetail, mas o recente ‘Documento do Comando de Defesa’ reduziu o pedido de cinco para três. O Documento do Comando de Defesa lançado, intitulado ‘Defence in a Competitive Age’ , afirmou:
“Vamos aposentar o E 3D Sentry em 2021, como parte da transição para a frota mais moderna e mais capaz de três E 7A Wedgetail em 2023. O E 7A transformará nossa capacidade de alerta e controle aéreo no Reino Unido e a contribuição do Reino Unido para OTAN. As nove aeronaves de patrulha marítima P 8A Poseidon ajudarão a proteger nossos mares.”
A Força Aérea Chilena possui atualmente o EC-707 “Cóndor”, um Boeing 707 convertido Israel Aircraft Industries (IAI) em aeronave de alerta e controle aéreo antecipado, operado Grupo Aviação No. 10.
Esta aeronave chegou ao Chile em maio de 1995, com a missão principal de manter o “controle aéreo da zona de combate”, com capacidades ELINT (Inteligência Eletrônica) e COMINT (Inteligência de Comunicações), o que permite à Força Aérea captar sinais e comunicações inimigas para fins estratégicos.
O Cóndor está equipado com um radar , dividido em três antenas: uma na parte dianteira do avião e duas em cada lado do avião. Estas antenas incluem a tecnologia Active Phase Radar . Segundo fontes internacionais, os radares do Condor teriam um alcance de aproximadamente 400km para um objeto do tamanho de um caça . O sistema inclui as estações de trabalho a bordo da aeronave necessárias para controlar os diferentes sistemas do mesmo e sofisticados sistemas Data-Link, com os quais todas as informações podem ser transmitidas em tempo real para outras estações de trabalho localizadas no ar , terra e mar.
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