28 de jan. de 2022

KC-X3: FAB abre licitação para compra de dois A330-200 para converter em MRTT

Guilherme Wiltgen  - A Força Aérea Brasileira (FAB) deu hoje um importante passo em direção a conquista da sua Aviação de Transporte Estratégico e Reabastecimento em Voo de longo alcance, ao anunciar abertura do processo de licitação para aquisição de duas aeronaves Airbus A-330-200, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União.

Esse foi o primeiro passo para alcançar o objetivo da FAB em possuir um MRTT (Multi-Role Tanker Transport), que se dará por meio da conversão dos dois A-330.

A conversão das duas aeronaves que a FAB vai adquirir, deve fazer o mesmo caminho dos três A-330 espanhóis, adquiridos no final do ano passado, que serão convertidos na planta da Airbus em Getafe.


O MRTT para o Brasil

O MRTT foi falado pela primeira vez durante uma live do Presidente Jair Bolsonaro em 28/01/21, quando o mesmo anunciou a possibilidade da aquisição de duas aeronaves Airbus A330 para Força Aérea Brasileira (FAB).

Sem dar muitos detalhes, tanto do modelo correto da aeronave quanto a sua origem, o Presidente disse que as mesmas poderão ser adquiridas com valores obtidos pelos acordos de leniência da Operação Lava Jato, que giram em torno de R$ 500 milhões.

A opção Britânica

Em 28/06/21, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e o Embaixador do Reino Unido, Peter Wilson, se reuniram em Brasília (DF), para tratar de assuntos relevantes para a Força Aérea Brasileira (FAB). A visita também contou com a presença do Adido de Defesa do Reino Unido, Capitão de mar e Guerra da Real Marinha Britânica Mark Albon.

As autoridades trataram sobre a intenção da Força Aérea Brasileira (FAB) em adquirir aeronaves de reabastecimento em voo no sentido de se avaliar oportunidades de possíveis equipamentos que possam ser oferecidos pelas Forças Armadas do Reino Unido e que já contam com alto grau de compatibilidade com as capacidades operacionais já implantadas na FAB.

No dia 30/06/21, o Adido de Defesa do Reino Unido no Brasil, Capitão de Mar-e-Guerra Mark Albon, participou de um seminário online, intitulado “Revisão Integrada de Defesa e Segurança: O que isso significa para a Defesa do Reino Unido?”. Nessa ocasião, o Defesa Aérea & Naval participou como convidado da Embaixada do Reino Unido no Brasil, e questionou o Adido de Defesa quanto a visita que fez com o Embaixador do Reino Unido, no dia 28/06, ao Comandante da Aeronáutica onde um dos assuntos tratados foi a intenção por parte da FAB em adquirir aviões MRTT (Multi Role Tanker Transport). O Oficial da RN, de forma muito descontraída iniciou sua resposta com uma pergunta: “Vocês tem espiões por toda parte?” e prosseguiu dizendo que sim, que espera que sim, que a FAB tem a intenção de adquirir duas aeronaves e que estão em tratativas, porém não há nada certo. “As partes estão em contato e esperamos que as aeronaves sejam vendidas ao Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.