25 de jan. de 2022

Qatar Airways divulga vídeo dos problemas com seus Airbus A350

Fernando Valduga - À medida que a disputa entre a Qatar Airways e a Airbus continua, a companhia aérea de bandeira do Catar divulgou imagens de vídeo mostrando os “problemas de aeronavegabilidade” que estão enfrentando com sua aeronave A350.

Em um comunicado que acompanha o vídeo, a Qatar Airways disse: “Como este vídeo mostra claramente, esses defeitos não são superficiais e um dos defeitos faz com que o sistema de proteção contra raios da aeronave seja exposto e danificado, outro defeito deixa a estrutura composta subjacente exposta à umidade. e luz ultravioleta, e outros defeitos incluem rachaduras no compósito e danos em torno de uma alta porcentagem de rebites na fuselagem da aeronave.”

O vídeo foi lançado em 21 de janeiro de 2022, um dia após a Airbus anunciar que está rescindindo um contrato separado para entregar 50 aeronaves Airbus A321neo encomendadas pela Qatar Airways. Espera-se que a decisão da Airbus não apenas amplie a antiga divisão com a Qatar Airways, mas também pressionará a companhia aérea enquanto o Catar se prepara para sediar o evento de futebol da Copa do Mundo em novembro de 2022.

Em resposta à decisão do fabricante de rescindir os contratos do Airbus A321neo, a Qatar Airway disse: “Confirmamos que estamos cumprindo todas as nossas obrigações sob todos os contratos aplicáveis. Portanto, é motivo de grande pesar e frustração que a Airbus tenha tomado a aparente decisão de expandir e escalar essa disputa”.

“Continuamos pedindo à Airbus que realize uma análise satisfatória da causa raiz dos defeitos, como é necessário”, acrescentou a companhia aérea.

A notícia da decisão da Airbus de encerrar os pedidos de aeronaves A321neo também veio um dia após uma audiência acelerada iniciada pela Qatar Airways na divisão de Tecnologia e Construção do Supremo Tribunal da Inglaterra.

A Qatar Airways disse que buscou a audiência “para abordar nossas sérias e legítimas preocupações de segurança em relação à condição de degradação da superfície que afeta negativamente nossa frota de Airbus A350, que resultou até agora no aterramento de 21 aeronaves Airbus A350”.

Uma reportagem da Bloomberg News disse que a Airbus alegará que a Qatar Airways “procurou projetar ou aquiesceu” nos aterramentos do A350 porque é do interesse da companhia aérea manter seus aviões ociosos “dado o impacto da pandemia de coronavírus” sob demanda.

Referindo-se às imagens de vídeo, a Qatar Airways disse: “Congratulamo-nos com a decisão do tribunal de agilizar esta questão e ordenar uma audiência em abril, em um esforço para trazer uma resolução mais rápida para a disputa”.

A companhia aérea também disse que todas as aeronaves afetadas permanecerão em terra e que não podem aceitar a entrega de outras aeronaves propostas para entrega pela Airbus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários ofensivos a mim ou qualquer outra pessoa não serão aceitos.